Cara nova do iG | Clique para ver maior

Ele certamente está entre os meus portais de internet preferidos. Talvez seja o preferido — isso não importa. O iG colocou no ar em plena quarta-feira a nova interface para a sua página inicial, que a partir de hoje se torna a casa de milhões de internautas brasileiros que abrem o navegador e dão de cara com os destaques do portal.

Fruto de um trabalho intenso na parte gráfica, o novo iG está mais leve. Destaques maiores, texto grande para aquilo que merece a nossa atenção e várias vitrines (aqueles destaques que rolam, como na capa do TB) são alguns dos pontos positivos do novo layout.

O menu superior do iG ficou mais completo. Ao passar o cursor do mouse, novas opções aparecem para que o internauta tenha uma navegação mais completa. Caso queira, ele pode acessar canais ou subcanais e ir diretamente ao que interessa (por exemplo: em vez de clicar em “Economia” para, depois de carregar o canal Economia, clicar novamente e abrir o canal de agronegócio, agora dá para fazer esse caminho a partir da homepage.

Também fiquei feliz de ver que os infográficos campões do iG ganharam uma seção especial na capa do site. Eu já conheci o departamento que faz a arte do iG — você também, visto que publiquei um especial de bastidores sobre o assunto por aqui — e posso dizer que ali há uma equipe realmente empenhada em trazer boa informação de forma simplificada para o usuário brasileiro.

Alguns ajustes ainda precisam ser feitos. Por exemplo, o auto-refresh de menos de 3 minutos que o Cris Dias fez questão de criticar no Brainstorm 9. É muito pouco tempo para recarregar a página.

Conheça todas as novidades da capa do iG nessa reportagem especial publicada por eles mesmos.

“Não há menos publicidade na home”

Mais do que noticiar o assunto, eu fui direto na fonte. Acompanhe abaixo entrevista com Daniel Santiago, designer de experiência de usuário e responsável pela nova capa do iG. Ele nos conta detalhes interessante sobre as recentes mudanças.

Qual é a principal diferença da home antiga do iG para a nova?

Há mais ou menos um ano, começamos um intenso trabalho de reestruturação dos novos canais juntamente com a criação de uma nova identidade visual que identificasse que o usuário está navegando pelo mesmo ambiente, melhorando assim a experiência e a navegação entre os sites.

Na nova home, um dos principais objetivos foi trazer toda essa experiência adquirida e aplicá-la à principal e mais acessada página do iG. Além da reestruturação visual, o novo design favorece mais o conteúdo e aposta nas ferramentas e serviços que na versão antiga estavam com pouco destaque. Vídeos e infográficos contam também com espaços exclusivos na página.

iG: canais e subcanais no mesmo menu

Tenho a impressão de que há menos publicidade nessa nova home.

Não há menos publicidade na nova home; o que houve foi apenas uma reorganização do inventário.

O mercado de publicidade na internet, que “antigamente” era considerado como complementar aos anúncios de revista, TV e/ou rádio, agora ganham status de personagem principal e cresce à passos largos, ainda mais com a chegada em massa das classes C e D no tal mundo virtual.

No iG, há um estudo permanente de novas formas e espaços que possam atender ao anunciante. Estamos buscando o equilíbrio entre usabilidade e publicidade, testando mais nossos sites e desenvolvendo formatos mais eficientes.

Qual é a importância dos infográficos com acesso rápido na capa do iG?

Com a nova área exclusiva, os usuários terão acesso direto aos novos infograficos. É uma forma rápida de expor nosso conteúdo visual, permitindo tambem que os usuarios possam interagir com todos os infográficos do iG.

Pelo menos o iG e um outro portal adotaram esse visual considerado minimalista. Essa é uma tendência global? De onde vem isso?

É um design modernista, baseado em uma estrutura de grids que vem ganhando cada vez mais força na web. É uma tendência que os sites tenham uma estética mais funcional, visando a facilidade de uso e o transporte da informação. Com o grande volume de informação que somos bombardeados todo dia e com o pouco tempo que temos para assimilar tudo issso, é imprecindível – principalmente para grandes veículos — ter uma comunicação clara e objetiva com o usuário.

Quem passa a mensagem antes, sai na frente e para isso, o visual deve favorecer o conteúdo e não disputar atenção com ele.

Atualização – 22.09.2011 às 01h56 | Eu havia escrito anteriormente que a quantidade de publicidade havia diminuído na nova versão da página inicial. Não é o caso.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados