Início » Arquivos » Celular » Nasa quer ajuda para desenvolver apps

Nasa quer ajuda para desenvolver apps

International Space Apps Competition tenta dar utilidade aos enormes bancos de dados da agência espacial americana

Avatar Por

Em tempos de orçamentos apertados, a Nasa quer que navegantes ao redor do mundo se unam para tentar resolver alguns problemas globais. Na última terça-feira (20) a agência espacial norte-americana lançou o International Space Apps Competition, em que basicamente pede que cientistas, desenvolvedores e outras almas caridosas conectados à rede criem aplicativos capazes de analisar dados científicos.

A intenção é que eles ajudem a estudar questões relacionadas ao clima e outros assuntos de primeira importância.

Um grande passo para os apps

No site em que lança a iniciativa, a Nasa convida desenvolvedores a encontrarem novos usos para seus grandes bancos de dados, incluindo imagens da revista Earth Observatory e de dados de satélites de monitoramento climático.

“Nos anos 60 os computadores da operação Apollo, que levaram a humanidade à Lua, tinham 2.048 MHz, 4 kilobytes de memória e pesavam 32 quilos. (…) Hoje qualquer smartphone tem 512 MB de memória 32 GB de armazenamento, pesa menos de 200 gramas e tem conexão em tempo real com qualquer parte do mundo”, lembra a Nasa na página em que apresenta o desafio.

“O International Space Apps Competition é uma iniciativa internacional feita para acelerar o desenvolvimento de soluções focadas em lidar com desafios críticos de nosso planeta”, explica a agência. “Este desafio oferece a oportunidade de governos engajarem cidadãos aproveitando sua experiência e espírito empreendedor para ajudar a resolver desafios de importância mundial”, encerra a agência.

De qualquer maneira, a Nasa não apresenta qualquer tipo de exemplo de como um aplicativo em um smartphone possa fazer sua parte para salvar o mundo. Em todo caso, o evento de encerramento do desafio deverá acontecer “no fim de 2012”, em que as melhores sugestões serão premiadas.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Caio Furtado
E ela precisa mesmo, porque o atual está uma bosta.
Yangm
O nosso criativo, mágico e perfeito governo? Magina...
Yangm
*Sem SDK. Tá na hora de levar esse note pra assistência técnica...
Turdin
é o encerramento do mundo todo. hahaha
Leandro de souza
Ah mais pode pedir ajuda pro governo sim. Porque no Brasil as empresas pedem ajuda e sao socorridas? Se a NASA estivesse no Brasil duvido que seria ajudada pelo caridoso governo que temos!!
j2k
"fim de 2012" = *medo*
Yangm
"...em que as melhores sugestões serão premiadas." Com o quê se o orçamento está apertado? Com um pacote de balinhas sabor orkut? Bom em SDK fica difícil inventar algo do nada, e pelo o que eu entendi, eles querem que você se vire em achar imagens de satélites, deixando os deles intactos. Vejemos