O mundo dos negócios, com suas milhões de brigas judiciais, guerras de patentes e parcerias diversas é realmente interessante. O exemplo mais recente é o acordo firmado entre a Casio e a Microsoft, que permite à empresa vender equipamentos que utilizem… Linux.

O caso é estranho, mas fácil de explicar: a Microsoft alega que o Linux viola em torno de 235 de suas patentes, o que tornaria ilegal a distribuição e venda pelas empresas, assim como o uso do equipamento por clientes e usuários.

E, para evitar que um belo dia a Microsoft resolva quem sabe, talvez, de repente, exigir o direito sobre as patentes e impedir a venda de produtos com Linux, ela gentilmente oferece às empresas um acordo (financeiro, claro) que as livraria de um processo no futuro.

"O patrão sabe que se deixar o carro desprotegido a criminalidade vem e risca, né?"

O valor total envolvido no acordo não foi divulgado, mas com isso a Casio terá o “direito” de continuar desenvolvendo equipamentos que de alguma forma utilizem o Linux, sem correr o risco de ter problemas no futuro.

Cabe lembrar, várias outras empresas já assinaram pactos similares, como a Fuji e a Samsung. E essa política da Microsoft não afeta apenas o Linux, como o Android também: mesmo a HTC precisa pagar à Microsoft uma pequena quantia para cada celular com Android vendido, por questões envolvendo patentes.

Com informações: The Inquirer

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Caio Furtado
Relógio.
Ramon Melo
Chama-se medo. As empresas não sabem se é verdade ou não e não querem se arriscar a tomarem um processo bilionário nas costas, se for.
Ramon Melo
Para não comprar outro Windows.
@Djaildo
Não seja ingênuo. Se fossem tão somente suposições, as outras empresas não aceitariam os acordos oferecidos pela Microsoft.
Turdin
Infelizmente no cenário atual é sim. Espero que isso mude um dia.
@iJeanCarlos
Ei pessoal de Redmond,digam quais patentes suas o Linux violou?...Na verdade há várias distros do Linux que a Mico$oft deveria pegar de exemplo para fazer um S.O decente.
@iJeanCarlos
E porque diabos continua usando Windows XP?
@_canalle
Isso não me surpreende, haja vista que outra gigante do vale do silício (Apple) age de forma semelhante!!
Guilherme Macedo
O que vc não entendeu é q são suposições. Ela deveria antes provar judicialmente. MS usa essas suposições pra chantagear e arrancar dinheiro de outras empresas e até impedir a livre concorrência. Se vc acha q está certo isso é hora de rever seus conceitos.
Jean
Que sacanagem! O Linux é um sistema open source, significa que todo mundo pode usar sem custos. E a Microsoft, será que nunca violou patentes?
midnait
Essa galera toda com raivinha da MS, adoraria que trabalhassem de graça pra mim, afinal, qual o problema de alguém gastar tempo e dinheiro pesquisando e desenvolvendo e outros usarem o resultado de tanto esforço de graça e sem a permissão, não é?
Rodrigo
A foto do post resumiu tudo! Daqui a pouco eu vou ter que pagar propina à Microsoft e à Apple para poder ligar meu micro com Ubuntu em casa!
@daniellpita
O que a Microsoft fez até hoje que não cobrou algo de alguém? [OFF TOPIC] Aquele muro ali na foto: graffitis de PeaceTU e Limpo! mADE IN BAHIA...
7megas
mal consigo ver seus movimentos...
Lucas Meneses
Só faz eu ter mais raiva da microsoft. Hoje tudo é quebra de patente, daqui à alguns dias você não vai mas poder soltar seus coliformes fecais, porque é quebra de patente. Eu queria saber que diabos de patente o linux quebra?
Exibir mais comentários