Unreal Engine 3 chegou para Mac. E eu com isso?

Gus Fune
Por
• Atualizado há 1 semana

A Unreal Engine 3 é hoje uma das ferramentas mais poderosas de desenvolvimento de games 3D na indústria. Ontem, num anúncio totalmente inesperado, a Epic Games anunciou o início do suporte para o OS X da Apple e já disponibilizou a nova versão da UDK, o kit de desenvolvimento da Unreal Engine, para download.

UdK rodando no Mac

Para quem não sabe, engine é uma espécie de kit de ferramentas que possibilitam um game ser criado e depois rodar. Dentro de uma engine vêm diversas ferramentas e tecnologias como programação de física, renderização 3D, iluminação, som, inteligência artificial e muita, muita coisa que pra quem não entende de programação pode ser resumido como uma espécie de mágica.

A Unreal Engine é a tecnologia criada pela Epic Games e que está por trás de games como Gears of War, Unreal Tournament, Mass Effect etc. E não só isso, a UDK também é utilizada fora do meio de games. Um dos usos comuns é feito por empresas de arquitetura para demonstração de projetos.

Ok, e o que interessa pra indústria de games que a UdK rode nas máquinas da maçã?

  • Maior reconhecimento do Mac como uma plataforma pra games — há alguns anos o cenário era dominado pelo Windows.
  • Mais lançamentos de games que antes levariam meses para serem portados para Mac (ou nunca seriam), saindo simultaneamente para PC, Mac e, quem sabe, consoles. Agora são poucos detalhes para adaptar de uma plataforma pra outra e não todo um trabalho de reescrever o game do zero.
  • Mostra uma evidente preocupação da Epic Games com a força que o Unity3D tem ganhado nos últimos anos e o recente lançamento da CryDev.

Unity-o-quê? Unity3D é outra engine concorrente a UDK lançada em 2005 e que ficou popular pelo seu baixo custo de licenciamento e flexibilidade, podendo usar uma única engine para desenvolver para PC, Mac, Xbox 360, PlayStation 3, Wii, iOS, Android e até mesmo para web (usando o Unity Web Player). Já a CryDev é o kit lançado em agosto pela CryTek, de desenvolvimento em cima da CryEngine 2, mesma engine usada em Crysis 2.

A melhor parte pra todo mundo da indústria, dos iniciantes às grandes empresas: baixar e desenvolver nessas ferramentas todas é gratuito — quem quiser pode pagar uma taxa bem pequena para ter acesso a recursos avançados e suporte. Por menos de 100 dólares você pode começar agora mesmo a fazer um game pra PS3 usando a Unity ou a UDK e só pagar depois que vender 50 mil cópias do título. Não que seja fácil começar fazendo um game pra PS3, mas já da pra começar a brincar com mobile, como é o caso de Infinity Blade, que foi feito todo em UDK.

Gears of War 3: feito com Unreal Engine 3

Só pra ter uma noção de como esse cenário está mudando: há 5 anos a única opção de engine high-end (usada para fazer games top de linha pra consoles de última geração) era a Source da Valve. A Unity ainda estava começando a caminhar e a UDK… só baixando no torrent mesmo, porque pra começar a fuçar nela, independentemente de produzir ou não um game, custava uma licença de 1 milhão de dólares! De um milhão pra cem é uma mudança gigantesca.

Seja você entusiasta de games e que quer se aventurar na produção, ou apenas um usuário da maçã que ainda se sente frustrado por não ter tantas opções de jogabilidade, essa notícia de hoje vai trazer bons frutos pela frente. Na minha opinião, todo mundo sai ganhando com essa.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Gus Fune

Gus Fune

Ex-redator

Gus Fune é formado em Comunicação Social e pós-graduado em desenvolvimento e design de Games. No Tecnoblog, cobriu eventos como Electronic Entertainment Expo (E3), Game Developer Conference (GDC) e South by Southwest (SXSW) e escreveu sobre esse universo. Atua, hoje, como diretor de tecnologia e assessor, mas já esteve em projetos de empresas como 3M e Motorola.

Canal Exclusivo

Relacionados