Já que o Brasil é o país da Copa, as cidades precisam ser preparadas para receber os visitantes, certo? Pois bem: Brasília terá cobertura de internet sem fio em toda a cidade até a abertura da Copa do Mundo. É o que garante o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, que já inaugurou a Conecta DF em três pontos da cidade: Estádio Nacional de Brasília, Rodoviária do Plano Piloto e do Parque da Cidade.

Os investimentos desse plano ambicioso serão de aproximadamente R$ 80 milhões, e áreas urbanas e rurais poderão desfrutar do benefício. O link será oferecido graças a uma parceria com a Telebrás, e não se sabe, ainda, a velocidade de acesso ou política de uso. O posicionamento e abrangência das antenas, bem como a velocidade da rede estão sendo testados nesse primeiro momento. A inauguração ocorreu no Estádio Nacional de Brasília e o governador convidou todos os presentes para tweetarem e testarem a rede.

Pessoalmente, ainda tenho minhas dúvidas sobre cobrir uma cidade inteira com Wi-Fi. É uma infraestrutura cara, não pelo custo dos equipamentos, mas sim pela manutenção do link. Aqui em Belo Horizonte existem hotspots da prefeitura em alguns pontos turísticos, mas há restrições para não haver abusos: cada usuário poderá navegar duas horas por dia, e deve autenticar com seu CPF. Será que no DF haverá alguma restrição parecida?

Com informações: Correio Braziliense. Montagem sob foto com licença CC do usuário zelnunes no Flickr.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Elaine Carvalho
nem a porcaria da torre digital que levaria sinal de tv digital ficou pronta ainda sendo que ja foi ate inaugurada imagina internet em brasilia toda e mais uma mentira desse governo nulo, corrupto e mentiroso alias como todos os governantes do PT so mentira nada masi.
@wyvitor
Concordo com você. Interpretação é tudo nesse momento. O enunciado emite que até a copa do mundo, a cidade estará coberta com a tecnologia Wi-fi grátis.
@dc_carriel
pra mim isso ai é coverça pra boi durmi e no final quem vai sair ganhando vai ser só os ladrão da camará
Yangm
Pessoas inteligentes em Brasilia? hahahahahahahahahahahaha
Turdin
Acre já tem isso há muito tempo também. Tirando o fato que ele não existe, é claro.
Dekamaster
ou pessoas inteligentes acessarem o seu e-mail, site de notícias, site de cotações, pesquisas escolares, agenda telefônica online... é obvio que não vai servir para site de streamings
j2k
o que eu disse foi especificamente sobre tempo máximo de conexão. Limite de download é claro que tem que ter :) Lembrando que há como limitar tanto o tamanho de arquivos baixados quanto a velocidade de downloads sem influenciar na navegação em sites...
Yangm
Eu sempre pensei que Youtube fosse um site, mas no seu ponto de vista (Como cada vídeo é baixado...) esta internet deveria ser apenas para: "Os brasileiros acessarem orkut e MSN, e os gringos facebook e twitter".
Rafael
O título da notícia deixa a questão em aberto por causa da ambiguidade na frase.
Yangm
E a desculpa sempre é: “A gestão anterior deixou brasília um caos”. Deve ser porque o povo vota sempre nos mesmos ladrões. E quando votam em outra pessoa, esta também não é boa pessoa.
Yangm
Pô tá todo mundo trollando o j2k hoje...
Ramon Melo
O WiFi público é só para acessar sites e redes sociais, não precisa de mais do que 300kbps (por pessoa) para dar qualidade de serviço. Quer ver vídeo ou usar torrent, então que pague pela conexão. Em qualquer lugar do mundo é assim, por que aqui seria diferente?
Ramon Melo
Não moro no DF, mas você acha mesmo que a gestão anterior deixou as contas públicas em bom estado?
Tiago Coimbra de Araújo
HEhehehehhe quero ver depois da copa, se esse wi-fi vai continuar funcionando ou se a internet vai voltar a ser "padrão Brasil".
Sérgio Felipe
"[...]cada usuário poderá navegar duas horas por dia, e deve autenticar com seu CPF. Será que no DF haverá alguma restrição parecida?" Com certeza haverá limite, ou a velocidade vai ser péssima, e quando conseguir se conectar já vai cair
Exibir mais comentários