Volta e meia falamos do Linux Mint, uma distro Linux baseada no Ubuntu mas com diversos extras, como codecs de áudio e vídeo, além de diversas mudanças visuais. O que poucos sabem é que existe um primo do Linux Mint, baseado inteiramente no Debian, e que uma nova versão dele acaba de ficar disponível para download.

Igual ao Mint padrão, mas baseado no Debian

Chamado oficialmente de Linux Mint Debian Edition 201109, essa distro tem como meta ser o mais próxima possível do Linux Mint, mas com uma diferença crucial: ela é inteiramente baseada no Debian.

“Mas o Ubuntu não é baseado no Debian, e portanto isso não deveria fazer diferença alguma?”,você deve estar pensando. Quase. Com o passar dos anos o Ubuntu acabou se distanciando demais do Debian, ao ponto das duas distros serem quase incompatíveis. Assim, a experiência de uso entre os dois “sabores” do Mint pode ser bem diferente, já que você estará usando uma distro mais “pura”.

No momento, o Linux Mint Debian Edition oferece suporte apenas ao GNOME e ao Xfce. Ou seja, você pode até tentar instalar o KDE ou outros gerenciadores de desktop, mas estará por conta e risco. De qualquer forma, se você quer conhecer uma distribuição Linux mais tradicional mas que já traz diversos codecs e programas para você poder trabalhar e se divertir sem precisar passar horas instalando pacotes, pode ser uma boa pedida. Apenas lembre-se sempre de fazer antes uma instalação de testes em um computador que esteja sobrando, ou em uma máquina virtual.

O download do Linux Mint Debian Edition pode ser feito no blog do projeto. Há versões com GNOME e Xfce, assim como versões compatíveis com 32 e 64-bits.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Yangm
E nada de lançar versão KDE oficial, não é cara mint? Só isso e o desenvolvimento de apps para windows 8 que me impede de usar linux para lazer.
Gabriel Machado
Hoje em dia o Linux Mint é tão simples e prático quanto o Ubunt. É legal ver mais uma distribuição de linux crescer e se tornar bastante popular. Pelo que tenho visto, o Mint tem se desvinculado cada vez mais do Ubuntu, o que é bom, pois assim temos duas excelentes distribuições mais distintas, que são baseadas no grande Debian.
bawlaw
Mandriva 2011 ta arrazando.. alem de estar muito bonito!
Lucas Meneses
ubuntu é muito fácil, mint é mais fácil ainda, acho que sempre serão recomendadas para iniciantes. Mas eu sinceramente prefiro o meu sabayon, posso ter kde e gnome tranquilamente, sem falar que o sabayon é muito bonito, mostrei para um primo meu que é winuser e ele quase pirou kkkk
@trovalds
Esse terceiro parágrafo... amém. De qualquer forma Gentoo continua aqui firme e forte.
thiaugpr
Gnome 2 ou Gnome 3? Queria testar essa versão "debian", já que o linux mint "normal" não funciona muito bem no meu notebook. Pra falar a verdade, só o arch linux fica 100% aqui, não sei pq '-'
@EmanuelSchott
Não tem distro melhor pra quem vem do Windows que o LinuxMint. Uso Ubuntu pq pra mim é uma distro mais robusta e com um suporte melhor, mas o pessoal lá de casa (sem conhecimentos "informaticos" além dos básicos) saiu diretamente do Windows pro LinuxMint sem problema algum...
Guilherme Macedo
Tentou instalar "na mão"? Dá pra fazer isso pelo gestor de drivers adicionais. Procura na busca que fica no menu global por "drivers adicionais". É só clicar em "Ativar" e mais nada. Dê uma olhada: http://migre.me/5JWpl
bitFlaG
Tentei instalar o driver e ele não permitia (talvez por que o xserver estivesse ativo. Vi isso hoje) e quando eu logava no sistema ele dizia que meu arquivo X estava com problemas e pedia para eu refaze-lo executando o xserver novamente.
bawlaw
poste sua duvida la no ubuntu-br (http://ubuntuforum-br.org) la o pessoal vai saber explicar melhor para voce. da uma pesquisada no google antes.. https://bbs.archlinux.org/viewtopic.php?id=125679
Guilherme Macedo
Ubuntu baixa o driver oficial da Nvidia, q tem pleno suporte a essa placa. Que problema exatamente apareceu?
bitFlaG
Galera, tô com uma dúvida. Instalei Ubuntu ontem no meu note, mas ele ficou com problema no driver da placa de vídeo (GeForce gt540m). Esse "problema" é geral no linux? Ou seria o Ubuntu? E se não for geral, esse distro tem suporte? Alguém sabe dizer?
roggarcia
Utilizo há alguns dias e tenho a dizer: Estabilidade do Debian com facilidade do Ubuntu. Principalmente para quem tem notebooks, é uma mão na roda por não depender de Ubuntu's instáveis da vida e ainda assim ter uma gama de compatibilidade enorme. :D