Estamos numa época em que inovar o entretenimento parece obrigação de todos. Pois bem, vindo diretamente da University of Electro-Communications, no Japão (tinha que ser), uma nova tecnologia que permite sentir na pele a partir de informações transmitidas por computador.

O protótipo do projeto Phanton Sensation (ou Sensação Fantasma) ainda é desajeitado, mas a proposta chega a ser assustadora. Veja só.


(Vídeo do YouTube)

Esse aparelho estranho funciona com dispositivos que, posicionados estrategicamente na mão do usuário, vibram e oscilam a frequência de vibração entre os polos, causando o sentimento de que algo está atravessando a mão em questão.

A maior parte das ideias de inovação na industria dos videogames parece ser voltada ao mercado casual e novas formas de interação com os jogos, mas o Phantom Sensation parece um produto completamente voltado para jogadores mais sérios.

Aparentemente, as sensações não se assemelham a dor e não parecem causar dano à pele ou sistema nervoso. Trata-se apenas um truque aplicado ao nosso cérebro: quando dois pontos são estimulados, o corpo já supõe que existe algo entre os pontos, causando a impressão de que algo está realmente atravessando sua mão.

Embora a ideia ainda pareça estranha demais (esses cientistas nipônicos estão aí para fazer coisas estranhas, não é?), dá pra imaginar alguns jogos que combinariam com sensações desse tipo, como os títulos de terror e ação.

Tenho dúvidas sobre quem se arriscaria a vender uma tecnologia que provoque sensações possivelmente incômodas aos usuários, mas pode ser a fagulha que precisávamos para novidades nessa área.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Willx3
EDIT: Estou falando de jogos de terror usarem isso
Willx3
"...causando o sentimento de que algo está atravessando a mão em questão." Não brigado, já morro de medo só de jogar normalmente!
j2k
depois do Kinect tudo que requer equipamento não me agrada...
@Pedro_tkau
Ou seja, num jogo você não quer sentir nada?
ricardo
Esse negócio de enganar o cérebro não me agrada. Prefiro sentir só o que é real.
@bestknighter
Ahh, isso é tecnologia háptica. Basta googlear Háptica surround que acham coisas ainda melhores que isso aí.
Alexandre
Nao consegui ver o video a ainda, mas deve ser legal. Só um toque: o EMBED nao funfou... ta com o codigo, o link ta OK