Assumir os próprios erros costuma ser complicado. Ainda mais quando você está a frente de uma empresa líder nos mercados em que está presente. Mesmo assim, o senhor Reed Hastings, fundador e CEO da Netflix, não teve vergonha nem timidez para gravar um vídeo no qual assume: fez cagada ao anunciar novos planos separados para aluguel de DVDs e de streaming pela grande rede.

A novidade foi anunciada faz pouco mais de dois meses. Antes da mudança, o cliente da Netflix pagava a mixaria de 9,99 dólares para acessar filmes e séries ilimitados no streaming e ter sempre um DVD em casa, entregue pelos correios. Eis que veio Hastings e mudou tudo: desmembrou a Netflix em dois serviços — streaming por US$ 7,99 e aluguel de DVD por U$ 7,99 mensais. No total, o assinante gasta quase 6 dólares a mais pelos mesmos serviços combinados. Claro que os americanos ficaram descontentes com a mudança.

Em sua mais recente aparição pública, por meio de um vídeo publicado no YouTube e um post no site da empresa, Hasting volta a falar do assunto. Antes de mais nada, ele pediu humildes desculpas por ter bagunçado o meio de campo na Netflix. “Está claro pela resposta nos últimos dois meses de que membros sentiram falta de respeito e humildade na maneira como nós anunciamos a separação entre DVD e streaming, e as mudanças de preço. Essa certamente não foi a nossa intenção, e eu peço minhas sinceras desculpas.”

Muito bem, desculpas aceitas. Só que isso não vai adiantar muito. Em vez de recomeçar o jogo na Netflix, Reed Hastings anuncia uma nova reestruturação. Em resumo, o serviço de aluguel de DVDs está sendo encerrado quase imediatamente. Morreu, já era.

Netflix… Não mais para aluguel de DVD

Não pense, porém, que a Netflix deixará de oferecer o icônico serviço do qual virou sinônimo. O negócio principal da empresa a partir de agora é o streaming de vídeos online. Isso fica evidente na expansão da empresa para o Brasil e mais de quarenta países das Américas — em nenhum deles a companhia oferece o DVD. Já o negócio secundário, o aluguel de DVDs, será gerenciado por uma nova companhia: Qwikster.

A Qwikster nasce como uma divisão especial do Grupo Netflix apenas para fazer a distribuição e o aluguel dos DVDs de séries e filmes. Vai responder ao CEO da Netflix, mas será administrada, ao que tudo indica, de maneira independente. Com isso, as estratégias comerciais de Netflix (o serviço) e Qwikster podem ser dissonantes sem que usuários acusem as empresas de não saberem o que estão fazendo.

Assista abaixo ao vídeo capitaneado por Reed Hastings, CEO da Netflix.

(Vídeo do YouTube)

Consultado por mim, o porta-voz da Netflix informa que a companhia oferece apenas streaming para o Brasil. “Qwikster vai funcionar somente no mercado dos EUA.”

Alguel de jogos

A Qwikster já nasce com uma novidade bastante interessante para os gamers dos Estados Unidos. Além do aluguel de filmes e séries, os assinante têm a disposição com a chegada do novo serviço títulos para os consoles mais badalados do momento. Na lista divulgada por enquanto estão todos os principais: Xbox 360, PlayStation 3 e Nintendo Wii.

Para ficar melhor, só mesmo quando a Qwikster começar a alugar também acessórios para os tais consoles. Imagine pegar algum título de corrida para Wii e ter a opção de, junto com a mídia física, receber também o controlador ideal para esse tipo de coisa. Seria bem bacana. Fica a ideia para o senhor Hastings.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados