Início » Arquivos » Jogos » Gamers solucionam problema de 10 anos… em 3 semanas

Gamers solucionam problema de 10 anos… em 3 semanas

Avatar Por

O uso de computadores para enovelamento de proteínas não é novo. Como esse processo é extremamente complexo e trabalhoso, existem diversos programas que pegam emprestado o poder de processamento de máquinas ociosas para ajudar nesse processo, como o [email protected], que pode ser rodado no PS3 por exemplo.

Também existem jogos com esse objetivo e que deixam os próprios gamers encontrarem possíveis formatos de proteínas. Um desses jogos é o Foldit, que está no ar desde 2008. Hoje seus desenvolvedores anunciaram um progresso que beira o inimaginável: seus jogadores conseguiram encontrar um formato de proteína que nenhum cientista ou computador conseguiu nos últimos dez anos. E eles fizeram isso em três semanas.

Os jogadores dos grupos Void Crushers e Contenders competiram para atingir a maior pontuação, só que ao longo disso acabaram ajudando descobrir a estrutura protéica de uma enzima que é uma das responsáveis por ajudar na reprodução de uma família de retrovírus, incluindo o HIV. Com a descoberta dessa estrutura, cientistas ficaram ainda mais perto de entender várias doenças relacionadas à essa enzima, aumentando as chances de uma cura ser encontrada.

Basicamente podemos dizer que um grupo de jogadores que ficaram na frente do computador apertando botões e clicando com o mouse podem ter ajudado a encontrar a cura para a AIDS. E correndo o risco de provocar um aumento de sedentarismo entre leitores do TB, eis aqui o link do jogo para caso você queira se sentir útil jogando e ajudando na descoberta de curas de doenças.

Com informações: The Next Web.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Vinnicius
Vcs não estão sozinhos, amigos :S
@pedrocipoli
Auhauhauha. Grandes inveções descobertas sem querer.
j2k
os games só tornam tudo isso mais divertido! :D
Humberto Mendes
"Lavar pratos pode atrasar a cura da AIDS em 6 meses mãe. Você quer se responsabilizar por isso, huh?"
Pedro
"Levar o cachorro pra passear?? Eu tô ocupado desenvolvendo a cura pra AIDS, me desculpe mas não vai dar."
@CapJSheridan
Isso tem mais a ver com "crowd sourcing" e "sabedoria coletiva" do que realmente com jogos
Maiconfz
Impressionante!
Uri Sosa
Se vc quiser dar voltas à sua cabecinha, leia lá pra entender: http://tecnototal.forums-free.com/informacoes-dos-processadores-do-ps3-3-e-do-xbox-360-t294.html
Willx3
"Mãe, qualquer argumento que você use para me tirar do PC/Console está invalidado" xD
Gustavo
Forçado hein amigão...
Turdin
Mas dependendo da sua maquina, a conta de energia pode vir alta =D Eu antigamente qdo tinha um i7 extreme, com 2 285 em SLI, participando de um projeto de computação em grade consegui aumentar minha conta de energia em 100 reais. >.<
Guilherme Macedo
É um projeto de computação em grade. Quem participa doa parte do processamento de seu computador ou seu PS3 pra ajudar pesquisas. O q o grupo fez é competir pra quem faz mais pontos - todos ganham pontos por deixar seu computador ou PS3 disponível nos momentos ociosos. Dá uma clicada no link logo baixo, no meu comentário, pois ali explica como funciona e tem mais informações de outros projetos :)
Guilherme Macedo
Eu participo de alguns programas de computação em grade. É muito bom integrar algo assim. Ainda mais q não onera em momento alguns nós, pois o programa só age qdo o computador está ocioso. Bom, quem quiser participar de algum programa parecido, e até entrar em algum grupo e ficar viciado em competições hehe, fiz uma lista de programas ativos bem interessantes :) http://bit.ly/op40DU
Gabriel
Não entendi, os cientistas fizeram um computador inteligente composto de gamers? O jogo consistia em achar formas de dobrar a proteína? Se foi isso, foi uma ótima ideia de juntar cérebros para uma atividade típica de computadores mas que é realizada melhor por humanos.
@asrsantos
Achei que só eu não tinha entendi. Ufa.
Exibir mais comentários