Watson, supercomputador criado pela IBM que ficou famoso no começo do ano depois de vencer o programa de perguntas e respostas Jeopardy, é o mais novo membro da equipe de diagnóstico do sistema de seguros de saúde WellPoint, que atua nos Estados Unidos.

No último mês de fevereiro Watson e seu sofisticado sistema de inteligência artificial conquistaram um pouco da atenção do mundo ao participarem do programa de TV — em que os participantes devem formular perguntas a partir de pistas dadas pelo apresentador — e derrotarem os campeões Jen Jennings e Brad Rutter.

Watson

Naquela ocasião foi dito que o robozão ofereceria seus serviços a dois hospitais universitários como forma de testes. Aprovado com louvor em sua vida de estudante, Watson agora conquistou seu primeiro posto no mercado de trabalho.

Em sua nova função, Watson será responsável por analisar históricos médicos, se manter atualizado quanto a pesquisas científicas e ajudar aos doutores da WellPoint a identificarem o que há de errado com seus pacientes. A IBM diz que Watson é capaz de analizar 200 milhões de páginas de dados e responder a qualquer questão com precosão em menos de três segundos.

“Imagine ter todas informações a respeito do histórico do paciente, como sintomas, descobertas e casos similares e então usar os recursos analíticos de Watson, com o estado da arte do conhecimento clínico e da literatura médica, para ajudar no diagnóstico e oferecer orientação no tratamento de um paciente”, diz Sam Nussbaum, ao site Register.

Watson usa um sistema chamado DeepQA para gerenciar suas informações e pesquisar entre seus bancos de dados de informações. Além disso, ele é capaz de compreender a linguagem humana para aprimorar a qualidade dos resultados.

Ainda em fase de implantação, Watson deverá começar a oferecer seus serviços aos médicos da WellPoint no começo do ano que vem.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Relacionados