Em tempo de mídias sociais, está difícil de dizer quem é importante e quem não é. Para resolver essa questão, o Klout até agora tem obtido os melhores resultados. Não por acaso, o serviço anunciou recentemente que chegou à casa de 100 milhões de usuários. Portanto, já pode ser considerada a principal ferramenta para verificar o índice de influência que uma pessoa tem nas redes sociais.

Por meio do Klout Score, a tecnologia desenvolvida por eles permite que um usuário adicione os seus perfis em diversos sites das chamadas mídias sociais — desde mais famosos e muito usados, como Facebook e Twitter, até aqueles que vivem uma onda momentânea (ou não) de hype, como o Instagram.

Klout

Klout Score em funcionamento

A partir da análise de número de seguidores, de seguidos, de curtidas, de retweets, em resumo das interações que acontecem nessas redes, o Klout monta um índice que mostra o quanto você é importante. E mais ainda: o quanto aquilo que você publica nessas redes é considerado importante e disseminado pelos seus pares.

Na chamada “meritocracia informal da internet”, uma suposta teoria que defende por que algumas figurinhas carimbadas estão em todos os eventos, lançamentos, campanhas e afins, o Klout ganha importância porque dá mais uma ferramenta para definir quem realmente importa.

Esse tipo de dado é interessante porque, com o crescimento da grande rede no Brasil, vai chegar uma hora em que essas situações principalmente sociais não comportarão convidar todo mundo nas redes sociais. Ter uma forma de mensurar o impacto daquilo que você publica na timeline de seus contatos é importante até mesmo como forma de checar se você está se saindo do jeito que esperava ou não nas redes.

O Klout chegou ao patamar de referência em análise de mídias sociais não apenas porque foi um dos primeiros nesse mercado, mas também porque é bom. Em alguns aspectos ele ainda falha, em especial para usuários que escrevem em português, mas tem se mostrado bastante funcional.

As agências de publicidade devem estar loucas em busca de informações ainda mais completas sobre os influentes nas redes sociais para montar suas próximas campanhas. Não por acaso, a boo-box (sic) divulga hoje uma parceria com a Popego para lançar uma ferramenta que determina quem são os formadores de opinião da internet dependendo do assunto escolhido. O caminho é esse aí.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@AntonioVeras
28 e olha que eu sou anti social.
Guilherme macedo
28 pontos...
Fabiano
Eu consegui -125 pontos... ;_;
Daniel
"famoso na internet" é quase uma contradição em termos, deve ter umas 10 pessoas que assim são, o resto é muito mais 'wanna be'...
João Pedro C. Motta
Eu tenho 79 (http://klout.com/oficialjoao) e 91 (http://klout.com/inteligentevida). WIN!
@senna_4ever
Comecei com 42 e alguns dias de uso foi pra 44
Vinícius
eu consegui só 11 :(
Hugo
Consegui só 52 pontos. ):