Saiu uma nova leva de dados referentes aos sites de cupom de desconto nos Estados Unidos. Pelas informações da Yipit, podemos concluir que o Google está perdendo de lavada para o Groupon em seu principal mercado. O Google Offers, serviço que compete nesse nicho específico, perdeu 23% de sua receita em agosto (comparando com o mês anterior).

Há quem diga que o modelo do Groupon está saturado. Cá no Brasil, já perdi a conta do número de sites com “urbano” no nome se propondo a fazer justamente isso: oferecer cupons de desconto nas chamadas compras coletivas. Nos Estados Unidos, ao que parece, a situação se repete.

São bilhões de dólares num negócio que, pelo que me contam, não traz um grande retorno para a empresa que participa com as ofertas. Em resumo, virou mais uma ferramenta de propaganda e marketing do que uma prática comercial convencional, na qual o negócio lucra ao oferecer seus serviços.

Google Offers: apenas nos Estados Unidos e em caráter Beta

O Google Offers viu, nos últimos meses a receita por oferta cair 37%. Além disso, o número de cupons vendidos por oferta também caiu: 46%. Derrota total.

Bia Kunze:Compras coletivas? Não, compulsões coletivas

Nosso querido Google está aprendendo, pouco a pouco, que não dá para vencer em todos os mercados que se disputa. A empresa é sinônimo de buscas e de publicidade na rede, mas mesmo com esse dinheiro todo está deixando a desejar em outras áreas.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Vanderlei Silva
Já tentaram, antes de criar o Offers por 6 Bilhões e que o Groupon não se interessou em Vender....
Vanderlei Silva
Antes do Google criar o Offers ofereceu 6 Bilhões ao Groupon. Que não teve interesse em vender.
Vanderlei Silva
Boa Colocação
@victorino
O google é conhecido como a empresa de "tentativa e erro". Algumas dão muito certo outras nem tanto. Acho que este é o diferencial da empresa. Por isso tantos produtos beta e alpha e alguns deles, nem deixam de ser "labs". Mas, é tentando que se ganha experiencia e conhecimento, não?! Afinal eles tem recursos para isso...
Caio Furtado
Melhor solução.
Gustavo
Logo o Google compra o Groupon...
@TatoGomes
O que eu mais vejo é amigo meu comprando esses cupons pra QUALQUER COISA, e depois se arrependendo e tentando vender nas redes sociais. Compulsão coletiva.
j2k
esses dias vi uma promoção e achei estranho o preço que colocaram como o preço normal (sem desconto). Liguei lá e perguntei quanto era o rodizio. Me informaram um valor mais de 10 reais abaixo do que estava no site como preço normal. Isto é, supervalorizaram o preço normal pra passar a idéia de que o desconto era grande. No final das contas o preço com desconto era só 9 reais abaixo do preço normal e o lugar era bem longe da minha casa (compensava muito mais ir num mais próximo mesmo pagando os 9 reais a mais). Já faz um bom tempo que eu parei de comprar nesses sites (por vários motivos).
Matheus
Concordo!
Yangm
Haters gonna hate.
Fer
"Nosso querido Google..." Fale por você!
Gabriel
O problema é que todo mundo vê uma determinada empresa lucrando bastante com determinado tipo de negócio e acha que abrir uma empresa do mesmo ramo, sem oferecer bons diferenciais e boa qualidade, basta para chegar ao sucesso. Isso me lembra a história das lan houses a sei lá quantos anos atrás, onde se via, literalmente, uma lan house ao lado da outra, o que consequentemente provocou uma queda brusca nos preços por hora, levando à falência várias pessoas que não tinham como se sustentar no negócio pouco lucrativo (em alguns casos, sem lucros, só prejuízos). Em outros casos, pode dar certo por causa do peso da marca que está por trás do novo projeto? Sim, mas esse não era o caso, o Groupon já estava com uma marca muito forte e muito bem estabelecida antes da chegada do Google. Ou seja, os clientes optariam entre o Groupon, com sua qualidade já testada e aprovada no novo modelo de negócios proposto, e o Google, que, embora excelente em quase tudo que faça, teria de caminhar muito para chegar ao nível de variedade do Groupon. O Orkut, por exemplo, já perdeu espaço por causa da qualidade e da versatilidade do Facebook. Se o Facebook fosse ruim, certamente não emplacaria. Tantos anos e parece que a humanidade não aprende certas... O Google Offers já foi noticiado com ares de fracasso porque não traria nenhum grande diferencial.
Kowalski
Esse é o resultado de quem "atira para todos os lados" como o Google.
Kadu
Aposto que foi por causa daquele "beta" abaixo do nome :P
tchones
Sério que um dia o Yahoo foi o gigante das buscas? Eu usava muito o Cadê antes de usar o Google (e defini-lo como minha página inicial)
Exibir mais comentários