A japonesa Honda anunciou nesta segunda-feira que está organizando um recall de cerca de um milhão de veículos vendidos na Europa e EUA depois de identificar um problema “potencialmente perigoso” em seus sistemas de controle eletrônico. De acordo com a montadora, o problema afeta seus veículos híbridos, que não estão à venda no Brasil.

“O problema acontece se o condutor faz o motor parar repentinamente. Dependendo da condição da bateria, de seus controles, temperatura e carga elétrica, o veículo pode começar a se mover para frente ou para trás com seus motores elétricos”, afirma a empresa.

Honda CRZ Híbrido: Ctrl + Alt + Del

Ainda que até agora (sabe-se lá como) não tenham sido registrados acidentes, a Honda afirma estar trabalhando “com empenho” para a correção do problema. “As autorizadas foram orientadas a instalar uma atualização de controle de software do motor, que irá impedir sua rotação inversa. O trabalho não tomará mais do que meia hora”.

Esta não é a primeira vez que um problema de software potencialmente coloca motoristas e passageiros em risco. No começo dos anos 2000 algumas unidades do luxuoso BMW Série 7 equipadas com o sistema iDrive – em que um único módulo computadorizado era responsável por diversos comandos do carro, incluindo navegação, climatização, potência do motor, pressão dos pneus e controles de estabilidade – entraram em pane e faziam os carros subitamente pararem.

Com informações: V3

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Caio Furtado
recall-que.
Yangm
A turma daqui de cima não entendeu meu sarcasmo quanto o Mac User, mas enfim...
Keith
Isso me dá muito medo, lembra daquela piada que comparavam os carros com o Windows, pois é está virando realidade. Depois que eu vi um cara Hackeando um carro novo e tendo controle de toda a parte eletronica do carro (à distância) podendo até desligar o motor e travar a direção por desabilitar o sistema hidraulico. Uma palavra MEDO.
Ramon Melo
Existem programadores e desenvolvedores incompetentes em todas as plataformas, não existe Linux no mundo que seja à prova de bugs.
ricardo
Me parece que os carros elétricos já estão dando certo. Do mesmo modo que as companhias petrolíferas têm interesse no setor automobilístico, há setores interessados no mercado de carros híbridos e elétricos. Além disso, os automóveis são responsáveis apenas por uma pequena parcela do petróleo consumido no mundo, sendo a maior parte destinada ao fornecimento de energia elétrica às indústrias e residências.
Turdin
Esse que deu bug já é com linux, reveja seus conceitos ;)
Lucas Meneses
por isso já estão fabricando uns com linux... kkkkkk
Fer
Deve ser!
Yangm
Vai ter que reinstalar o windows auehuahauehauehauehaueae
Yangm
Acaba com a mamata de respirar beber água.
Marcos
...era só o que faltava...carro com bugado. antes a gente tinha que levar no mecânico, agora tem que levar no técnico em informática...já pensou se pegar virus?
@antony_
Vem com Windows?
@brunogdb
A Skynet só está começando.
higgorleimig
A esperança é que dê certo.
Marcelo
Carros elétricos nunca vão dar certo! e o principal motivo é que petróleo da MUITA grana pra muita gente que basicamente não QUEREM que sua mamata acabe...
Exibir mais comentários