Início / Arquivos / Aplicativos e Software /

Bug em software leva Honda a fazer recall de carros híbridos

João Brunelli Moreno

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

A japonesa Honda anunciou nesta segunda-feira que está organizando um recall de cerca de um milhão de veículos vendidos na Europa e EUA depois de identificar um problema “potencialmente perigoso” em seus sistemas de controle eletrônico. De acordo com a montadora, o problema afeta seus veículos híbridos, que não estão à venda no Brasil.

“O problema acontece se o condutor faz o motor parar repentinamente. Dependendo da condição da bateria, de seus controles, temperatura e carga elétrica, o veículo pode começar a se mover para frente ou para trás com seus motores elétricos”, afirma a empresa.

Honda CRZ Híbrido: Ctrl + Alt + Del

Ainda que até agora (sabe-se lá como) não tenham sido registrados acidentes, a Honda afirma estar trabalhando “com empenho” para a correção do problema. “As autorizadas foram orientadas a instalar uma atualização de controle de software do motor, que irá impedir sua rotação inversa. O trabalho não tomará mais do que meia hora”.

Esta não é a primeira vez que um problema de software potencialmente coloca motoristas e passageiros em risco. No começo dos anos 2000 algumas unidades do luxuoso BMW Série 7 equipadas com o sistema iDrive – em que um único módulo computadorizado era responsável por diversos comandos do carro, incluindo navegação, climatização, potência do motor, pressão dos pneus e controles de estabilidade – entraram em pane e faziam os carros subitamente pararem.

Com informações: V3