Início / Arquivos / Jogos /

Doom é liberado para venda na Alemanha com 17 anos de atraso

João Brunelli Moreno

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Foram 17 longos anos de espera, mas finalmente os pobres cidadãos de (quase) todas as idades na Alemanha estão autorizados pelo governo local a viverem momentos de rara delicadeza e poesia enquanto tentam usar uma metralhadora giratória para derrotar um demônio cibernético que tem uma bazuca implantada no lugar de uma das mãos. Eles agora podem comprar o conhecido jogo Doom.

Doom: pura poesia

Lançado em dezembro de 1993 pela iD Software, logo depois de sua chegada às lojas Doom teve suas vendas restritas na Alemanha por suas cenas de violência. Até a última quarta-feira, dia 31 de agosto, o game tinha tinha autorização para ser vendido em estabelecimentos destinados apenas para adultos.

De acordo com a rede de notícias BBC, a proibição caiu porque “os oficiais do governo acreditam que agora Doom agora desperta apenas curiosidade artística e científica, mas não tem mais apelo entre os jovens”. A decisão de liberar o jogo foi tomada no começo do mês pelas autoridades locais, que concluíram que o avanço das imagens de títulos mais modernos fazem com que sua violência gráfica tenha menos impacto.

Mas a qualidade dos gráficos não foi a única razão para sua proibição em 1994. “A história de Doom envolve um ciclo incessante de tiroteios ‘sádicos e sangrentos’”, afirmou o Departamento Federal Contra Mídia Nociva a Jovens (ou Bundesprufstelle).

Doom 2, no entanto, lançado em novembro de 1994, continua proibido no país por conta da presença de alguns ícones nazistas em algumas de suas fases.