E o segundo dia da IFA 2011 começa em Berlim com a Samsung tomando o palco de apresentações. Hoje a empresa apresentou oficialmente alguns dos dispositivos móveis que já haviam vazado por meio do seu aplicativo no Android Market. Mas um dos gadgets que ficou escondido até agora era o Galaxy Note, que seria um meio tablet, meio smartphone e que a Samsung encaixa “numa nova categoria de produtos”.

Galaxy Note: nem um tablet nem um smartphone | Clique para ampliar

O Galaxy Note roda Android 2.3, vem com uma tela com 5,3 polegadas de Super AMOLED e resolução de 1200 x 800 pixels, processador de 1.4 GHz, câmera frontal de 2 megapixels, câmera traseira de 8 megapixels com flash de LED e capacidade para gravação de vídeos em até 1080p, 150 MB de memória interna, 2 GB incluídos no cartão de memória microSD, suporte para redes LTE, HSPA+ (que algumas operadoras americanas chamam de 4G) e bateria de 2.500 mAh.

Os que acompanham o mundo da tecnologia em geral vão perceber que essa não é exatamente uma nova categoria de dispositivos. Lembram do falecido Dell Streak, que tentou ser um meio-termo entre smartphones e tablets e falhou miseravelmente? Parece que a Samsung estava um pouco ocupada e não prestou atenção nisso. Mas pelo menos a empresa tem alguns rios de dinheiro para gastar.

O diferencial dele é oferecer uma caneta chamada S Pen para se tomar notas. Ela acompanha uma leva de aplicativos com esse foco, como o chamado S Planner, que inclui calendário e lista de tarefas, e o S Memo, em que e possível desenhar, escrever ou até gravar notas em voz. Mas o que parece ser mesmo interessante é o tal Virtual Whiteboard, que seria uma espécie de lousa colaborativa. Veja algumas dessas funcionalidades no vídeo abaixo.

(Vídeo no YouTube)

Se esses diferenciais vão ser o suficiente para fazer o Galaxy Note ser um sucesso de vendas, não sabemos ainda. Mas não tenho muita esperança. A empresa não deu um preço sugerido ou uma data exata para a disponibilidade do Galaxy Note, só falou que ele estará disponível nos próximos meses.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

jan
se eu padir um desse com quantos dias chegaria
Asdrubal
Dilbert #28 Nicho de mercado http://www.pequenoguru.com.br/2012/02/dilbert-28-nicho-de-mercado/ Sem mais.
Rick Jardim
Difícil agradar gregos e troianos. Quando o IPad foi lançado tinha gente que dizia: "Poxa, mas a tela vai ficar suja o tempo todo!" Pode? E hoje é os dódóis de todo mundo. E mais, dizer que o Samsung Tab é FAIL, é pra chorar no cantinho. Tenho um e não troco por um IPad que, ao meu ver, é grande demais. Se é para ter um gadget grande, uso meu note! Acredito que este aparelho, o Samsung Note vai sair de linha em pouco tempo e explico: canetinhas? Desde o tempo dos Palms que ninguém mais quer usar. Perde-se fácil, é desconfortável, etc. Entre um Galaxy SII e ele, eu ficaria com o primeiro e continuaria com meu tablet. Acho que este mix é exagerado, esta diversificação em fatias, não cola. O netbook era um meio termo entre o note e um tablet. O que aconteceu: tá sumindo do mapa, preterido pelos tablets. Agora, criar um aparelho entre o Tablet e um smartphone, já é segmentar demais. Claro, este é meu ponto de vista, enquanto profissional de marketing. Respeito todas as posições (tecnicamente falando), desde que embasadas em argumentos coerentes e não apenas no gosto pessoal e experiências pessoais (muito pessoais!) mal sucedidas! Gosto da Samsung e de seus insights tecnológicos, mas acho que esta foi uma bola fora. Não me bateu vontade de comprar, não se justificou!
Caio Furtado
Mas... eu acabei de comprar o Galaxy S II :/
@danielneves
E a sombra dessa primeira imagem?????????????????????? HAHAH
@imaginarymac
Antes eu tinha um iPod Touch e era feliz com ele, mas com o passar do tempo eu percebi que precisava fazer ligações, mandar mensagens e principalmente de acesso 3G. E um iPhone supriu tudo isso. acho que para aqueles que tem os seus Galaxy Tab e são felizes com ele, mas tem necessidades que o Galaxy não cumpre, ótima notícia ... E Samsung, boa jogada agora vai tá competindo em 2 mercados ~ Dos Tablets e dos Smartphones '
Ramon Melo
Até que o peso é razoável, são pelo menos 50 gramas a menos que o Dell Streak 5.
Vinicius Kinas
A caneta é pra escrever ué. Seu dedo continua funcionando normalmente!
@felipeautran
Tá parecendo animação em Flash. Super tosco.
leandroasp
Realmente Smartphone com caneta não pega... isso é totalmente ultrapassado...
@brunogdb
5.3 polegadas eu já quero ver TV no celular '-'.
Turdin
A grande desvantagem nessa de atirar pra todo lado, é que constantemente saem produtos ruims, que acabam fazendo a empresa ficar mal falada. Pois quando um usuário comum fala que um celular é ruim, ele não vai falar que é o galaxy s2, o atrix, ou qualquer coisa assim, ele vai falar que comprou um samsung que era uma merda, just like that.
Marcello Corrêa
Pesa 178g, segundo o pessoal do Gizmodo. Pra um bichão desse, até que é leve.
Rodrigo
Daqui a seis meses a Apple lança um iPhone de 5.3 polegadas, ele é recebido como "revolução de mercado", e até os paletós passam a ter novo tamanho de bolsos para seguir a tendência mundial.
Rodrigo
Eu compraria COM CERTEZA! Por um simples motivo, TEM CANETA! Essa peça maravilhosa que apesar de nao ter tao boa para uma interface, é excelente para desenhar e como ferramenta de trabalho. Uma pena q as fabricantes começaram a abominar esse acessorio por causa da Apple quando ele tinha tudo para se tornar melhor =(
Exibir mais comentários