Reza a lenda que a Apple anunciou internamente um novo serviço para facilitar a vida das assistências técnicas de iPhone. Em vez de correr para um posto autorizado quando o smartphone dá problema, os consumidores podem no futuro ficar na comodidade do próprio lar e acessar um site que faz todo o diagnóstico do que está acontecendo com o aparelho.

Ao entrar num endereço da internet específico pelo Safari presente nos iPhones, o celular seria redirecionado para um serviço de diagnóstico online. Esse suposto sistema estaria apto a fazer verificações variadas no smartphone para definir quais são as causas do mau funcionamento do dispositivo da maçã.

Claro que a Apple não confirma nada relacionado ao assunto

As seguintes verificações poderiam (em tese, veja bem) ser feitas com o novo sistema:

  • UDID do aparelho.
  • Versão do iOS instalada.
  • Informações sobre a bateria, como última vez que foi recarregada e tempo que demora para chegar nos 100%.
  • Porcentagem mais baixa da bateria quando o iPhone foi desligado.
  • Se o aparelho foi desligado corretamente.

Caso a ideia seja verdadeira e dê certo, a Apple poderia facilmente economizar alguns caraminguás que atualmente repassa para os Genius, seus funcionários que fazem assistência em lojas próprias, e para os técnicos que prestam suporte para a companhia.

Com essas informações em mãos, a empresa teria como contactar o consumidor (caso ele autorize esse contato) para dar instruções antes de efetivamente encaminhá-lo para alguma assistência.

O TNW ainda levanta a hipótese da Apple usar o sistema para detectar se o iPhone passou por JailBreak. Não duvide — estamos falando da Apple.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Yangm
Hum. E você aprova totalmente a falta de conteúdo "maduro" na App Store e o fato de não poder instala-los sem jailbreak. Sei.
rafaelhbarros
Não preciso de jailbreak pra ter um celular legal.
Yangm
Cadê o povo que fazia mimimi dizendo que Jailbreak é melhor que root? Quer assistência? Remova o jailbreak! PS: A dumbassistência técnica de taubaté aceita androids com Root. MACFAGS ME ATAQUEM AGORA!!!111!!!ONZE!!
Gabriel
Apple: castrando usuários de forma despercebida desde... sempre!
higgorleimig
"Não duvide — estamos falando da Apple."
Gus Fune
Acho que o principal não é nenhum desses pontos, e sim acesso ao system.log do iPhone. Através dele, poderia ser diagnosticado quais aplicativos causaram ou causam problema no sistema operacional e já indicar como resolver. Comento isso pq a última vez que fui a um Genius Bar resolver um problema com o iPhone, a primeira coisa que o jenio-da-apple fez foi olhar a crash-log e ver que aplicativos tavam causando problema, pra ver se não era algo a nível de software. Parece que uma causa constante de gente ir parar no Genius Bar é app com defeito... Eu abri aqui o console do meu iPhone (tenho XCode instalado) e é possível já por ele identificar várias crashlogs de apps, além de outras de sistema (hoje mesmo deu 3 warnings de kernel no meu iPhone).
Rardgi
Se for só isso aí, fraco.
@yagogabriell
legal
@Leonardo_Mellin
Não sei se é só em iPhone/iPod com jailbreak, mas no meu pelo menos tem um ícone "secreto", que só dá pra acessar pelo spotlight que chama iOS diagnostics. Quando você abre, pede uma espécie de código, possivelmente fornecido pela Apple quando necessário.
Alexandre
Isso, eles poem um recurso anti jailbreak e o mundo todo espalha como funciona, ou seja, o iphone 5 quando sair jah vai ter jailbreak, auhauhauahauhauh
Daniel
"O TNW ainda levanta a hipótese da Apple usar o sistema para detectar se o iPhone passou por JailBreak. Não duvide — estamos falando da Apple." Po, qdo os donos do iPhone quase chegaram perto de um "android experience" a apple tesoura?
@__Wendell
Competência.
Marcelo Carvalho
ps: em resposta ao Facebook - > "A dúvida que fica: será que detecta JailBreak?"
Marcelo Carvalho
Com o Comex lá, a Apple "vestiu" uma camisinha.