Não, o Tecnoblog não se tornou um blog especificamente de design. Mas parece que o Google tirou os últimos dias para atualizar toda a sua ampla gama de produtos, e lá vou eu comentar sobre o assunto. Agora é a vez do Blogger de receber uma barra de ferramentas nova, com o visual unificado que a empresa tanto persegue desde que anunciou sua repaginação completa (ou quase isso).

O Blogger já vinha passando por um redesign. A nova barra de ferramentas (na imagem abaixo) apenas retoca esse visual, seguindo os preceitos apresentados pela empresa em outros serviços que também dependem de formatação de texto. O Google Docs também está com uma interface semelhante, então não é surpresa que a barra do Blogger passe pelo mesmo tratamento.

Blogger: nova tela de edição de posts | Clique para ver maior

A equipe responsável pelo serviço afirma que não é apenas estética a mudança no Blogger. Além do que podemos ver, o código-fonte também foi modificado para que o ato de escrever posts ou gerenciá-los seja mais rápido para o usuário. O Google inclusive diz que recomeçou o Blogger do zero até chegar no resultado final que está no ar.

Caso você não consiga acessar a nova interface do Blogger ao acessar o endereço do serviço em blogger.com, a recomendação é entrar na página de testes: draft.blogger.com. Pelo menos comigo só funcionou depois de entrar pelas portas do fundo do Blogger, o site específico para testar novos recursos. O Blogger informa que o acesso ao novo visual será liberado aos poucos.

Além da nova barra de ferramentas, no Blogger Draft dá para ver toda a nova área de administração de blogs (também conhecida domo Dashboard), que a empresa promete faz tempo mas não deu as caras para todos os internautas que continuam optando pelo Blogger na hora de se expressar livremente nessa grande rede.

Blogger: redesign do painel de administração do blog | Clique para ver maior

Se eu gostei? Sim. O mais importante é que o Google está adotando um visual unificado para todos os seus produtos e serviços na rede. Isso significa que, com o passar dos meses, todos vamos nos acostumar a procurar pelos mesmos botões e mesmos recursos em todos os sites mantidos pela companhia. Algo me diz que isso vai facilitar a vida de muita gente (a minha inclusa).

Diferentemente da barra do Google Docs que foi liberada ontem, alguns botões da barra de ferramentas do Blogger continuam coloridos. Meio esquisito — ainda mais quando o Google dá a entender está adotando a mesma paleta de cores para todos os serviços que mantêm.

Parece que dessa vez o Google está acertando a mão com o Blogger. O WordPress continua avançando como serviço de publicação de blogs, mas seu principal concorrente vem ganhando recursos interessantes (e uma interface bem melhor).

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Caio Furtado
Notei isso também.
Kadu
Suja muito o código!
Blek Zarioky
Lindo. Ainda prefiro o WP por 1001 motivos, mas o blogger tá indo pelo caminho certo.
@brunogdb
Só falta uma coisa pro Blogger ser competente mesmo: o editor de textos peca demais :/.
Guilherme Vital
Estou usando o novo painel já faz um tempo. O bom de toda essa reforma no visual é que o Blogger ficou mais, atraente, limpo e com uma navegação saudável, que antes deixava a desejar.
j2k
por mais que pareça óbvia essa adoção de melhorias visuais/funcionais em todos os serviços da empresa, é memorável já que na prática isso nao ocorre na grande maioria das empresas. Blogger tem muito potencial, e parece que o Google está tentando trabalhar melhor isso
@lprodriigues
Ta começando a ficar bem parecido com o WordPress, parabéns pra Google.
Alex Ribeiro
O novo visual do blogger está muito bom, visualmente mais agradável, leve e organizado. Até agora os produtos com nova interface me agradaram com exceção do analytics que além do remake mudaram também algumas opções, mas deve ser só falta de costume.
@oroshy
To com ela um tempo já ficou legal. Nesses ultimos dias teve algumas mudanças que deixou mais parecido com o Google+. Estou esperando a versão final que nunca sai.