Na próxima vez que você estiver precisado de baixar algum vídeo hospedado pelo YouTube, não vá direto para o site TubeFire. Ele foi tirado do ar pela sua empresa controladora, a japonesa Music Gate, depois que 25 gravadoras pediram o fígado dos responsáveis pelo site em uma corte distrital do Japão. Sony, EMI, Warner e Universal estão metidas em mais um processo relacionado com pirataria.

As gravadoras se associaram no Japão por meio da RIAJ, a equivalente local da nossa tão querida RIAA, e entraram com uma ação contra o TubeFire — do qual eu confesso nunca ter ouvido falar, mas parece que um site importante dessa categoria. Elas calculam que 10 mil downloads de clipes de músicas foram feitos a partir do site somente entre maio e junho desse ano.

Tendo em vista o volume da pirataria, a RIAJ pede nada menos que 3 milhões de dólares (quase R$ 5 milhões). Dizem as gravadoras que esse é o valor que elas deixaram de ganhar com licenças de música porque os downloads foram feitos gratuitamente.

Deixaram mesmo? Ninguém garante que os internautas teriam concordado em pagar pela música caso ela estivesse disponível de graça na rede (ainda que de forma ilícita). Esse é um argumento falho que as empresas adoram usar quando falam de pirataria: o quanto em tese deixaram de ganhar.

Por enquanto o TubeFire está indisponível. O site foi fechado e exibe uma mensagem de que suas operações terminaram. A Music Gate explica que preferiu desativá-lo para evitar maiores problemas no futuro. Vão deixar assim por enquanto, até que a batalha judicial aconteça e eles descubram se podem continuar operando ou não.

A uma busca do Google de distância, milhares de serviços de download de vídeos do YouTube já esperam receber usuários que originalmente iriam para o TubeFire. Sem falar nos aplicativos que, uma vez instalados no computador, fazem o download e convertem os vídeos nos mais variados tipos de arquivos.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Turdin
atube é bacana também hein
RKNeto
/ironia.
midnait
queria usar a usenet... =)
vinnicius
Ah, conheço dois sites que são muito bons! www.SaveVid.com baixa vídeos do YouTube em todos os formatos que estiverem disponíveis. YouTubeMP3s.com baixa vídeos do YouTube em MP3.
Marcelo
novidade.. quero ver eles ganharem...
J. Neto
Ninguém aqui usa o DownloadHelper??
@Dr_Gustavo
Eu uso usenet, maior amor que já inventaram <3
Blek Zarioky
Olha, se esse plugin tá convertendo música pra .exe, eu suspeitaria um pouco, hein.
Alex
Recomendo baixar pelo YT Downloader 0.7.7 procure no google!
AgaGê
acho que os advogados dessas empresas tavam sem o que fazer, viram seus empregos ameaçados e correram para as colinas para processar algum incauto. P.S.: Fast video download é o melhor, sem desculpas
@brunogdb
Dois depois: bilhões de serviços novos
@AntonioVeras
Yangm Estou falando de download de mídias. O que o texto se refere. Uma coisa é você baixar o site, outra diferente é você baixar um programa, filme, anime ou mp3 e vir corrompido. Já fiquei esperando 40 mnutos por um anime que veio corrompido.
João Manoel
Eu uso o Savevid.com, é bem mais prático do que programas ou extensões :D
@gigante096
Também uso o KeepVid, muito bom. :)
Yangm
Os PRO's pegam o vídeo direto do código de fonte sem frescuras. A cada site que eles derrubam, surgem mil outros. Eles só podem ser adeptos da teoria que de grão em grão a galinha enche o papo. Mas esqueceram que esse papo é infinito.
Exibir mais comentários