Como se já não existissem meios e programas para comunicação instantânea, a Samsung resolveu que quer tentar entrar nesse mercado com o seu próprio. Hoje a empresa anunciou o ChatOn, que deve servir como meio de bate-papo não só entre donos de Androids da sua própria linha de aparelhos como também para quem tem dispositivos iOS, BlackBerry, celulares comuns, o Bada OS (que seria um meio-termo de smart e dumbphone) e até uma versão para web.

Por meio desse programa será possível não só enviar texto como também imagens, vídeos e animações, tudo que um bom programa de troca de mensagens instantâneas deve ter. Ele terá duas versões: uma básica, para celulares comuns (provavelmente em java, mas não há confirmação ainda) e outra mais avançada, direcionada para smartphones e com mais funcionalidades. Veja abaixo um vídeo demonstrando como ele deve funcionar.

(Vídeo no YouTube)

Esse tipo de programa não é exatamente novidade. Já temos o Viber e o Whatsapp como dois bons exemplos de programas para comunicação instantânea entre donos de smartphones e tablets de diferentes plataformas. Mas sua existência foi ignorada pela Samsung, que deve causar algum resquício de raiva não só para os desenvolvedores de ambos os programas como também das operadoras, que verão um pedaço dos lucros de SMS sendo comidos ainda mais por esse tipo de programa.

Outro detalhe é que a Samsung disse que o ChatOn vai estar disponível para iOS, mas a Apple conhecidamente proíbe na sua plataforma programas que duplicam funcionalidades embutidas no sistema. Nesse caso, o ChatOn estaria indo de encontro com o iMessage, que deve ser lançado com o iOS 5 ainda esse trimestre.

O serviço será anunciado oficialmente durante a IFA, feira de tecnologia que acontece em Berlin na semana que vem, mas já está confirmado para ao menos 120 países e 62 idiomas.

Com informações: Engadget.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Yangm
Ramon Melo: realmente, os concorrentes já ultrapassaram.
Ramon Melo
No Brasil nada se cria, tudo se copia.
Ramon Melo
Eu não tenho um BB e concordo com o Tiago, o BBM não tem nenhum concorrente à altura.
Caio Furtado
Por ser multiplataforma acho que ele tem uma chance.
Yangm
Que tal reinventar a roda agora?
Yangm
Fanboy Detected.
Yangm
Geek: Hey você tem ChatOn? Dumbuser: O que? Você está me chamando de chatão? Chatão é a sra. sua mãe! Geek: ¬¬
@brunogdb
Estou vendo que é agora que o iMessage não vai servir no meu celular D:.
RenatoJG
~ le chaton ~
Francisco Viana
Não é um iPhone, é um Galaxy S2.
Gabriel
Foi alguém do Gizmodo Brasil publicar que não dá para chamar o Bada de SO para smartphone e os outros "blogs de opinião pessoal" já o consideram da mesma forma...
Tiago C. Araujo
Todos tentam, mas o BBM ainda é o grande rei dos aplicativos menseger, ou por acaso algum menseger alem de mensagens, envío de fotos e videos ja tem tambem compatibilidade com aplicativos de terceiros ? Alguem conhece algum programa menseger que pode permitir que um joguinho vendido em uma loja de aplicativos rode no modo multiplayer? Ou um aplicativo menseger que permita a troca de informacoes entre aplicativos de terceiros c/ noticias, previsao de tempo, cotacao da bolsa de valores e etc? Eu conheço somente um e se chama Blackberry menseger.
Alexandre
Acho que a ideia da samsung eh interligar os dumbphones deles com Bada aos smartphones. Pois os "mensageiros" da market/app store como whatssapp e viber nao tem versoes para sistemas mais fracos ou em fase de morte anunciada..e isso casa com o anuncio de um novo Bada, noticiado semana passada e ainda, vai de encontro ao "gosto ruim na boca" que os coreanos tem sentido em usar sistemas operacionais de terceiros (notadamente android)
Alexandre
Chatao kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Jaboatão
É aquela velha história Fhassius, quanto mais os consumidores pedem para terem interop entre plataformas, mas as empresas como Samsung, Apple, Microsoft, se fecham numa babaquice sem precedentes. Será que elas não percebem que a pessoa do meu lado pode não possuir smartphone que ela vende?
Exibir mais comentários