Faz cerca de um ano que a Anatel (por pressão de algumas operadoras) decidiu que todo o celular pode ser desbloqueado sem custo, mesmo que o cliente esteja com um contrato ou que tenha recebido desconto no aparelho. É óbvio que se você deixar a operadora (cancelar o plano), você pagará multa, já que isso é quebra de contrato segundo a operadora.

Mas a Câmara dos Deputados aprovou nesta semana, um projeto de lei que traz de volta a multa para desbloquear o aparelho se ainda estiver fidelizado.

Se depender dos deputados...

Lembrando que tudo isso ainda é um projeto de lei e ele segue para a aprovação no Senado. Se passar, você estará sujeito a uma multa se quiser desbloquear o aparelho antes do prazo de 12 meses. A multa seria diminuída gradativamente de acordo com a quantidade de meses para terminar a fidelidade.

O que eles querem fazer com isso? A antiga decisão da Anatel era uma regulamentação da agência e, se esse projeto for aprovado, tornaria lei cobrar multa para desbloquear o aparelho.

Na época, o presidente da Anatel, Ronaldo Sardenberg, disse que a decisão era aumentar a competitividade das operadoras, e podemos notar facilmente isso, com planos pré-pagos e pós-pagos cada vez mais econômicos (ainda assim acho absurdo pagar mais de R$100,00 por uma 3G que preste ou por menos de 200 minutos mensais para ligações).

Como citou o Gizmodo Brasil, as operadoras Vivo e Claro continuaram vendendo aparelhos bloqueados (sendo o desbloqueio gratuito mediante solicitação). Oi e TIM vendiam aparelhos desbloqueados antes mesmo da decisão da Anatel.

Sempre considerei a Anatel como uma das poucas agências brasileiras que realmente funcionam. De todas as solicitações que fiz para ela, mais de 90% foram solucionadas. Parece que como a agência é uma das poucas que funcionam, nossos políticos fazem de tudo para prejudicar não só ela, mas também os consumidores, beneficiando apenas algumas operadoras (que cobram mais taxas do que tudo no mundo). Uma decisão triste.

Esperemos que não seja aprovada.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

eliasfcampos
So no Brasil para pagar por aparelhos. E esse negocio de desbloqueio é puro marketing da Oi, que quis chegar com tudo e acabou com os precos baixos de celulares. Hoje vc ter um celular pos pago com um plano de 150 reais, nao vale mais nada em um desconto de aparelho por causa dessa porcaria de desbloqueio, antigamente pegava celulares Otimos a precos mto convidativos, há 2 anos nao troco de celular pois acho uma barbaridade pagar mais de 1000 reais em um bom celular, só pego telefones de segunda mão agora, e mantenho meu plano pos pago, para ter o plano fidelidade, ai pego desconto em um aparelho q saia de graca ou mais barato e vendo. Nao digo que sou a favor da lei, so digo que sou contra essa falsa liberdade de desbloqueio!! Nos EUA se vc pegar celulares com planos da AT&T, Sprint vc consegue precos hiper mega convidativos e no Brasil, pra ter precos convidativos vc precisa gastar uns 500 conto por mes. Ridiculo O desbloqueio serve pra que afinal? hoje vc compra o celular e esta preso ao fabricante, pois o fabricante não atualiza seu software (em alguns casos apenas)
kenia Teixiera
EU TINHA 154.00 DE SALDO ATÉ AS 19HS00 DE HOJE,CANSEI DE TENTAR X8013 P/OBTER 3.00 REAIS,E DEPOIS TENTEIFALAR COM ATENDENTES E NADA CONSEGUI,COLOQUEI 6.OO REAIS,AS 20HS30 MINS,FAZENDO A LIGAÇÃO O QUE NÃO É A PRIMEIRA VEZ,CAIU A LINHA TENTEI NOVAMENTE,JÁ TINHA MENOS DE 2.00 REAIS,E NÃO CONSEGUI RETORNAR A LIGAÇÃO NOVAMENTE,POIS JÁ NÃO HAVIA NEM MESMO OS CRÉDITOS QUE HAVIA COLOCADO,AGORA JÁ SE PASSARAM MAIS DE DUAS HORAS TENTANDO FALAR COM ATENDENTE,E NIMGUÉM SEQUER ATENDE,MAIS VCS AINDA ENSISTEM EM ENVIAR N.DE PROTOCOLOS C/SE EU ESTIVESSE SIDO ATENDIDA,O QUE É PIOR CONSTA AINDA MENOS DO QUE TINHA DE SALDO,DE 154,00 P/134,70 CENT. AFINAL O QUE ESTA HAVENDO COM A DROGA DA VIVO,FICARAM RICOS,OU ESTÃO TENTANDO PERDER OS CLIENTES NO PROCON,POIS MUITAS SÃO AS RECLAMAÇÕES E A LEI TA AI PRA ISSO. QUERO TAMBÉM EM BREVE O DESBLOQUEAMENTO DO MEU NUMERO PRETENDO IR PARA CLARO. SARA TEIXEIRA Faz cerca de um ano que a Anatel (por pressão de algumas operadoras) decidiu que todo o celular pode ser desbloqueado sem custo, mesmo que o cliente esteja com um contrato ou que tenha recebido desconto no aparelho. É óbvio que se você deixar a operadora (cancelar o plano), você pagará multa, já que isso é quebra de contrato segundo a operadora. Mas a Câmara dos Deputados aprovou nesta semana, um projeto de lei que traz de volta a multa para desbloquear o aparelho se ainda estiver fidelizado.
Guilherme Peternelli
Aparentemente é contrário, não?
Ramon Melo
1 - Bruno, experimente tentar cancelar sua assinatura por má prestação de serviço. Não existe isso no Brasil. 2 - Vá um dia à UFRJ e tente usar seu Oi por lá. :)
Marcelo
deputados mother fuckers!
Caio Furtado
Absurdo, e só.
Leandro
Nada a ver. Concordar seria eu votar no menos pior ou em qualquer um que não fará nada. Isso sim seria desperdiçar meu voto! Quanto à reclamar, claro que tenho direito! Anular meu voto não quer dizer que eu não possa cobrar dos bandidos que lá estão. Quer dizer que se eu votasse no candidato X, porém o candidato Y ganhasse, eu não poderia cobrar do candidato Y? ¬¬ Meio sem nexo, né?
Yangm
Calma gente, com Android a gente destrava na custom ROM ou atualizando pela fábrica, e o iPhone com jailbreak. Difícil vai ser usar dumbphone para o que eles realmente foram feitos. Brasil o país que anda pra frente de MoonWalk.
Yangm
NÃO! Ele não está votando em quem vier, não confunda BRANCO com NULO, NULO é quando você ANULA seu voto pois não gostou de nenhum filho da pulga, e BRANCO é qualquer um que vier. Para o bem da população pare de dizer asneiras.
@brunogdb
Ramon, uso a Oi no meu celular há anos e eu não tenho motivos para cancelar a linha por má prestação de serviço. As operadoras ainda prestam, sério.
Ibraim (G)
Mas essa é a função do político: ferrar com a vida do cidadão. Alguém já viu um político fazer o contrário disso?
Alfredo Marins
Bandido bom é aquele que faz a lei pra dizer que fuder o povo é legal.
Alfredo Marins
No senado só tem porcaria. O povo brasileiro só tem a perder com essa gentalha e esses partidos comprados. Brasil, politicamente, é uma vergonha.
Kowalski
Que tal propormos também multas para os políticos faltosos e autores de projetos como esse?
@nightshadowbr
Eu também voto nulo... mas voto nulo porque não acho certo dar meu voto para o "menos pior"... se eu for querer dar voto pra alguêm, que esse alguêm mereça meu voto e que seja um político que mereça estar no lugar onde ele está, mas que político tem a ficha limpa, tem uma boa formação, sabe o que está fazendo e que realmente está trabalhando a favor do povo para deixar tudo mais acessível para as pessoas? Essa lei é andar para traz... já não basta a fidelidade com o plano?
Exibir mais comentários