Um dos diretores do Firefox disse faz duas semanas que o navegador não teria mais o número de versão informado na tela de “Sobre” (ou “About” em inglês) do aplicativo. Claro que imediatamente começou uma ferrenha discussão (inclusive no nosso texto falando do assunto) entre os que acham que o número de versão é importante e os que acham que não é tão importante assim como dizem.

Agora o principal designer da Mozilla envolvido no Firefox coloca um ponto final nessa discussão: a tela de “Sobre” não vai receber mudança alguma. O esquema de numeração de versão também continua o mesmo, para alegria dos que defendiam sua presença no navegador.

A discussão sobre o assunto tem muito a ver com o novo ritmo de atualizações do Firefox. Eles pretendem liberar uma versão estável regularmente a cada 6 semanas. Seguindo, portanto, o modo como Chrome funciona — o browser do Google chega na iteração número 13 em apenas três anos de vida.

"Sobre o Mozilla Firefox" apresenta a versão instalada do navegador

Em tese, seria desnecessário mostrar o número da versão, uma vez que o navegador (também em tese) estaria sempre atualizado. Foi o que defendeu Asa Dotzler. Alex Faaborg, o designer do Firefox, pediu desculpas pela falta de comunicação entre a equipe de experiência de usuário do navegador, o que levou à polêmica toda.

No meu entender, o principal problema do Firefox não é manter-se atualizado, mas sim a forma como o navegador se atualiza automaticamente. Ou não se atualiza automaticamente, para ser mais específico. A cada nova versão , o Chrome baixa a atualização e instala tudo em silêncio. Ao fechar e abrir o navegador novamente, o software está instalado sem que ninguém repare.

Já no Firefox a decisão do usuário é necessária, e por muitas vezes o usuário sequer sabe se deve atualizar ou não. Ou não sabe o que significa o ato de atualizar. E nessa equação entra também a compatibilidade com extensões, que costuma quebrar com novas versões.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Allen Franco
Ideia de não mostrar a versão é a maior idiotice que já li...
Leandro de souza
hehehe...na pressa acabei juntando tudoo...desculpa ae!
Rafael Paes
Não gosto dessa cultura de querer fazer tudo pelo usuário, afinal eu quero o direito de decidir se vou atualizar o meu navegador ou não. Eu sei que tem pessoas que não sabem o que é isso, mas se for assim vão aprender quando? Ae o dia que der um problema por causa da versão fica como? Não sei se é possível alterar este tipo de forma de atualização, mas pelo menos isso deveria haver. Ainda bem que no Ubuntu ele sempre me mostra o que vai atualizar, inclusive o Chrome.
Tchones
Já conhecia "concerteza", "derrepente" e "menas". "Envez" é nova!!!
@davividal
"Envez"?
jrk
Por aqui, o Firefox atualizou do 4 pro 5 e do 5 pro 6 sem pedir autorização nenhuma.
Yangm
Problemas que só acontecem no Brasil-sil-sil.
Yangm
Usando: Internet Explorer 9.
Yangm
A versão dev permite múltiplos perfis ao mesmo tempo.
avelino
Parece que parou por enquanto,mas já faz algum tempo que quando clico no link do post em meu email ele vai para um site que só fica um anuncio e algumas coisas escritas no canto superior a direita e só clicando no link da página inicial ou no logo para ir para o blog.
avelino
Por mim tudo bem pode continuar mostrando qual versão,é essencial. Gostei das novas versões só continua a mesma coisa com relação a quantidade de memoria usada pelo navegador,que é bastante. P.S. Quando recebo as noticias pelo feed via email,toda vez que clico em certa noticia vai para está tela... http://da.feedsportal.com/c/33750/f/604211/s/17b76af0/l/0Ltecnoblog0Bnet0C676190Cgravity0Educk0C/ia1.htm
Turdin
Principalmente na hora de dar o suporte, quando o cliente está com algum problema e você pergunta a versão do navegador.
Lucas Meneses
concordo contigo cara, eu uso 3G e não é nada legal. Ao invés do chrome atualizar automático, ele poderia dar a opção, ai eu colocaria ele para atualizar num momento que não estou usando o pc. Navegar a 14kbps e o chrome atualizando...
Dekamaster
Discordo da parte da notícia onde se diz que o navegador deveria se atualizar silenciosamente sem o mínimo feedback ao usuário, se a pessoa estiver usando 3G no momento ou mesmo a nova internet do governo com limite de 300MB mensais, os 20MB de atualização vão fazer um estrago. (e pode ocorrer mais de uma atualização no mês)
Marcelo
e o quico ? todos tem
Exibir mais comentários