Início / Arquivos / Internet /

“Tweet” entra para o dicionário

Thássius Veloso

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Existem muitos dicionários por aí, mas poucos têm o reconhecimento do público e dos estudiosos em linguística. O Merriam-Webster, um desses dicionários reconhecidos, faz uma nova leva de atualizações nos verbetes que oferece. E não é que o Twitter virou responsável pela adição de um novo termo, que passa a ser entendido como uma palavra formal pelo dicionário? Adivinha qual é a palavra: “tweet“.

O principal editor do Merriam-Webster disse que apenas um critério é usado para definir o que entra no dicionário: o uso feito dos termos. Mas nem por isso é uma atividade sem qualquer responsabilidade. Ele também afirma que é preciso esperar um tempo para que o uso e entendimento de um novo termo se estabilize e possa, aí sim, entrar no dicionário.

No site do Merriam-Webster a segunda definição para “tweet” (substantivo) não é exatamente das mais filosóficas ou complexas: “um post feito no serviço de mensagens online Twitter”. Repare que eles também usam post, palavra que ganhou notoriedade com a chegada dos blogs.

"Tweet" no Merriam-Webster online

E também tem o verbo “tweet”, que designa o ato de “publicar um post no serviço de mensagens online Twitter”. O pessoal do Merriam-Webster é bem moderninho mesmo…

Outro termo recente é “crowdsourcing”, que já ganhou um artigo especial aqui no TB para explicar o que é, escrito pelo especialista Rafael Zatti.

No total, 150 novas palavras estão entrando para o dicionário mais vendidos dos Estados Unidos. De tecnologia, as mais importantes aparentemente são “tweet” e “crowdsourcing”. Agora só falta os dicionaristas brasileiros decidirem se o certo é “tuitar”, “twitar” ou sabe-se lá qual variação. Aqui no TB a gente tem adotado a primeira opção por enquanto.