Os advogados da Samsung lançaram mão de uma carta inusitada no embate que sua empresa vem tendo com a Apple nos tribunais por conta de acusações de um possível caso de quebra de patente envolvendo os tablets da linha Galaxy.

Enquanto a empresa da maçã afirma que a compania coreana copiou descaradamente o design de seu iPad — patenteado em 2005 nos EUA — no desenho do Galaxy Tab, os advogados da Samsung afirmam que o tal desenho nem é tão original assim. E aí eles usam uma cena do filme 2001: Odisséia no Espaço, obra do diretor cult Stanley Kubrick filmada em 1968, para provar sua teoria.

De acordo com a advogada Sara Jenkins, na película de 43 anos os astronautas aparecem utilizando computadores de mão que são apenas uma tela, sem outros elementos de design.

“O tablet mostrado no filme tem forma retangular com uma grande tela, bordas finas, tela plana e uma superfície negra em sua traseira”, diz Jenkins no processo, junto de um clipe do filme (que, aliás, pode ser comprado no iTunes por US$ 9,99).

Hey Apple, paga o Kubrick então.

Ainda que os argumentos da advogada da Samsung possam fazer todo sentido, no começo da semana um sujeito chamado John Gruber fez um curioso levantamento a respeito do design dos tablets antes e depois da chegada do iPad nas prateleiras. Deem uma olhada e tirem suas próprias conclusões.

com informações Bloomberg, Business Insider, AllThingsDigital

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

marcio
Hummmm.. aparentemente eles eram preocupados com a durabilidade do aparelho - antes do iPad a maioria tinha proteções nos cantos, o que é uma coisa inteligente. Mas como a Apple vendeu mais do que todo mundo e eles viram que o publico não é inteligente para se preocupar com durabilidade e resistência, mas sim, "visual bonitinho" eles investiram apenas em visual e leveza.
Caio Furtado
Esse processo tá virando uma bobeira só...
Agnatos
Olha eu tenho 26 anos e todos os tablets que usei antes do Ipad, me parecerem ruins por que era mais fracos que notebooks e não por causa do design. Após o IPAD surgiu um SO que fez funcionar muito bem obrigado os tablets e por isso eles funcionam hoje. Eu acho que ficar reclamando dessas coisas só dá mais corda para os fanboys das outras marcas terem o que falar.
Agnatos
Pois é, mas o que acontece é que judicialmente, mesmo que uma coisa não faça sentido na prática ela pode fazer sentido judicialmente. Eu já vo casos AQUI na nossa terra onde devido a um erro de registro (Motivo: Cachaça) um homem foi impedido de se casar, pois o nome dele e o gênero dele na certidão de nascimento eram femininos. O cara não fez alteração de sexo nem nada, ele apenas tinha um avo relapso que registou o neto com o nome errado e ainda confirmou que era uma NETA. Moral da história. O cara teve que pagar mais de 2mil reais em exames para provar que não era mulher, pois no estado dele o casamento entre pessoas do mesmo sexo não era permitido. ¬¬ Bem. Essa patente é algo besta mesmo e olha vou falar que esse advogado(a) foi muito sagaz. Se eu sou o juíz eu daria risada na cara da Apple.
Agnatos
Sim, concordo plenamente.
Breno Caldeira
Eu curti demais o filme :D Talvez vc achou chato porque os efeitos especiais são lentos e bem focados neles. Aquele cena que a mulher sobe pela parede, por exemplo, gastou uns 15 segundos ali, se fosse hoje, como é algo "trivial" seria uns 2 segudnso e boas.
Cyber Ramses
Simples: quem inventou o computador pessoal como conhecemos hoje não foi o Jobs, foi o Woz. Os Apple I e II são invenções dele.
Bestknighter
Cara, que filme chato... Tudo bem que tem um signufucado profundo que pode ser encontrado depois de (MUITO) refletir, esse filme é bem enrolado e lentamente evoluido. Boring...
killer
de um modo geral as pessoas falam de apple e jobs como sendo a mesma coisa... não É o jobs que tem essas frescuras de "é tudo meu", é a empresa e, portanto, nada vai mudar. agora quanto a notícia... nunca compreendi como a apple pôde alegar plágio sobre um retângulo de "vidro" com um retângulo de plástico como borda e umas medidas XY
Ramon Melo
iPad: tela com formato 4:3 Outros: tela com formato 16:9 Isso já deveria ser suficiente.
j2k
ta virando palhaçada ja isso...
@michelblopes
Triste é ver uma empresa conhecida como inovadora partindo para este joguinho sujo. Agora sem o Jobs, se a Apple ficar com esta brincadeira ao invés de trabalhar de verdade vai pro buraco.
RubensBrilhanteJr
Before iPad só tinha windows. After iPad só tem Android. E pra falar em design, o quarto modelo before iPad é bem interessante.
Yangm
Vou chamar umas crianças ali do jardim de infância para me ajudar com um sistema de patentes. Provavelmente vai ficar melhor que o atual sistema dos E.U.A..
Marcelo
Que saco, não tem mais novidade??? só tem noticia de plagio e patentes..
Exibir mais comentários