A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) decidiu trabalhar mais um pouco para justificar os altos salários. O órgão enviou ofício para as concessionárias de telefonia fixa — ou seja, a Oi em quase todo o Brasil, a Telefônica em São Paulo, entre outras — exigindo (palavras da agência) que os orelhões espalhados pelo país passem por manutenção emergencial. Parece que a situação está mais feia do que a Anatel imaginava inicialmente.

Orelhão pode morrer

Não é novidade para ninguém que os orelhões caíram em desuso com a ascensão da telefonia celular (em especial na modalidade de pré-pago). Ainda assim, as concessionárias são obrigadas por força de lei a fornecer a chamada Telefonia de Uso Público para a população brasileira. É uma prerrogativa existente desde o vespeiro das privatizações, cujos problemas eu não preciso nem comentar.

Ações emergenciais são necessárias, de acordo com a Anatel. As concessionárias devem entregar até dezembro um plano de revitalização para os orelhões, com todas as informações sobre revisão, conservação e manutenção da planta de telefones públicos.

Nos estados da região Norte a agência detectou irregularidades consideradas graves. Devido a isso, a Oi (antiga Telemar) deve apresentar no início de setembro um plano de ação para substituição e modernização dos equipamentos em fim de vida útil ou que já estejam obsoletos. A Anatel demanda que a Oi diminua a quantidade de interrupções no serviço de telefonia, com ênfase no Norte, onde a coisa está pior.

A Embratel, junto com a Oi, foi convocada para elaborar um programa especial para a região. Até que enfim.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados