Nokia lança três novos celulares com Symbian Belle

Rafael Silva
Por
• Atualizado hoje às 21:43

Se eu pudesse chutar, diria que o pensamento da Nokia nesse instante deve ser algo na linha “Vamos lançar todos os aparelhos Symbian e atualizações do sistema o mais rápido possível por que precisamos de espaço para toda a grana que o Windows Phone 7 vai nos trazer”. E os três novos celulares e nova versão do Symbian (que escapou na segunda) anunciadas hoje podem até servir para validar essa linha de raciocínio.

Nokia 600 | Clique para ampliar

O Nokia 600 é um celular mid-end, com boas especificações em algumas áreas e outras nem tanto. Ele é chamado pela Nokia de “smartphone com o som mais alto até hoje” por causa do seu conjunto de alto-falantes poderosos, algo que parece ser a nova febre entre as fabricantes de celulares. E é direcionado para o público que curte música por que vem com rádio FM embutido e que dispensa fones de ouvido, onde normalmente fica a antena.

Além disso vem com um processador de 1 GHz, tela capacitiva de 3,2 polegadas e resolução de 640 x 360 pixels, câmera de 5 megapixels com flash de LED e capacidade para captura de vídeo em 720p, 2 GB de memória interna com suporte para cartões microSD de até 32 GB, suporte para bandas 5 bandas diferentes de 3G e conectividade WiFi, Bluetooth, aGPS e NFC.

Nokia 700 | Clique para ampliar

Já o Nokia 700 ganhou o título de “menor smartphone monobloco com tela sensível ao toque do mercado”, o que me leva a crer que a imaginação que o setor de marketing da Nokia tem para criar categorias de celular continua funcionando muito bem. O destaque dele é mesmo a sua leveza: são 96 gramas de celular, com especificações até decentes e um design

Tais especificações incluem uma tela de 3,2 polegadas de AMOLED e com proteçaõ Gorilla Glass, processador de 1 GHz, câmera de 5 megapixels com capacidade para gravação de vídeo (não há informações sobre resolução de gravação), câmera frontal VGA, 2GB de memória interna, conectividade WiFi, Bluetooth e GPS (e não aGPS como seu primo acima) e suporte ao NFC e também às cinco bandas diferentes de rede 3G, o que indica que ele pode ser um smartphone global.

Nokia 701 | Clique para ampliar

Por fim, o Nokia 701 é praticamente um irmão gêmeo do Nokia C7 em termos de design. Segundo a regra de batismo de modelos de celular ele é um pouco melhor que o 700 e percebemos sso na tela do aparelho, já que a Nokia o chamou de “o nosso smartphone com a tela mais brilhante já fabricada”. Essa tela, com 3,5 polegadas e Gorilla Glass, usa tecnologia LCD IPS e a exibição de imagens nela fica por conta de um co-processador gráfico dedicado que a Nokia preferiu não entrar em detalhes.

Assim como os demais aparelhos com Symbian Belle anunciados hoje, ele vem com suporte a cinco padrões de redes 3G GSM, processador de 1 GHz, conectividade GPS, WiFi e Bluetooth e as semelhanças param por aí e começam então as semelhanças com o C7. Ele vem com uma câmera de 8 megapixels com foco fixo, flash de LED e suporte a gravação de vídeos em 720p, câmera frontal VGA, 8 GB de memória interna e suporte a NFC.

Sobre a disponibilidade dos três no mercado e seus preços, a Nokia não dá datas exatas, mas diz que o 600, 700 e 701 estarão disponíveis ainda no quarto trimestre e vão ser vendidos por um preço sugerido de, respectivamente, 180, 270 e 290 euros.

Belle: o melhor do Symbian que chegou tarde demais

Todos os aparelhos anunciados acima vão ser vendidos com o Symbian Belle, que a Nokia diz ser um “Symbian completamente novo”, embora ele pareca ser bastante similar ao Symbian Anna (Nokia mapas gratuito já existe desde o Symbian S60, né Nokia?) com algumas novas funcionalidades adicionadas, como a possibilidade de 6 telas iniciais e widgets dinâmicos. Veja o vídeo abaixo em que algumas delas são demonstradas.

(Vídeo no YouTube)

Importante destacar que a nova barra de notificações é bastante similar ao do Android, que também é bastante similar ao que a Apple implementou no iOS 5. Porque eu quis atentar para esse detalhe específico? Talvez para causar alguma discussão produtiva nos comentários, quem sabe.

Essa atualização do Symbian será disponibilizada em breve para os modelos de aparelhos N8, E7, E6, C6-01, C7 e X7.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados