O Facebook não pode mais ser acusado de não dar controle de privacidade para seus usuários. A rede social apresenta hoje uma série de melhorias no controle de atualizações, fotos e tags que são publicadas pelos internautas que não abrem mão de compartilhar suas vidas na rede. Agora sim Mark Zuckerberg fez o dever de casa e tem algo consistente a apresentar.

A mudança é principalmente visual. Em vez de centralizar as opções de privacidade em uma página complicada, de difícil acesso, e que com absoluta certeza não era revisada pelos usuários leigos, o Facebook passa a permitir que os ajustes de privacidades sejam feitos individualmente para cada atividade dentro da rede.

Controle de privacidade para cada item

Repare na imagem acima. Ao modificar o perfil, incluindo novas informações, o usuário escolher se aquele dado será livre para qualquer um na rede ou poderá ser visto apenas por amigos. Também tem a opção de personalizar, informando quais indivíduos terão acesso à informação — e aí haja trabalho para escolher aquela meia dúzia de gatos pingados para os quais você quer mostrar sua última foto naquela balada incrível, já pelas tabelas.

Se você quiser modificar os ajustes de privacidade depois de publicar alguma coisa no Facebook, isso também se torna possível com a atualização nas funcionalidades do site. O usuário pode trocar essa opção a qualquer momento no próprio controle de privacidade do item em questão.

Fotos

Vem um maldito, bate uma foto na qual você está com a pior expressão do mundo, e faz questão de subir a imagem para a rede social, sem esquecer de te marcar nela. A partir de hoje, fica a seu critério aprovar ou não essa tag em uma foto (o que antes acontecia de forma automática, e aí o usuário tinha que se desmarcar da foto — possivelmente depois que meio mundo já tinha visto a cena deplorável).

Ao se negar a aparecer como tag de uma foto, o usuário pode realizar três ações. Além de simplesmente remover a tag, ele pode mandar uma notificação para o sem noção pedindo que a foto seja retirada do ar. O Facebook ainda diz que essa é a melhor opção para ajudar que aquela pessoa chata poste fotos melhores no futuro. E a terceira opção: bloquear a pessoa. Uma medida drástica, mas certamente necessária em alguns casos.

Usuário escolhe se vai aparecer nas fotos

Tags de outrem

Atualmente o Facebook só permite taguear pessoas que são suas amigas na rede social na hora de publicar atualizações. Com a mudança anunciada hoje, essa tag fica livre para qualquer usuário cadastrado na rede social. Uma vez que existe a moderação de tags, o usuário pode só vetar que o nome dele apareça numa atualização futura. Uma decisão sábia, portanto.

Localização

A função de informar a localização geográfica até está no Facebook, mas vale somente para usuários acessando o serviço a partir do celular. A equipe da rede social optou por mudar isso e permitir que o usuário informe onde está a partir da interface para web do Facebook. Um ícone de localização aparece na caixa de atualização e permite digitar ali mesmo o restaurante, parque ou shopping em que sua presença se faz necessária.

Facebook permite informar localização geográfica

As mudanças no Facebook devem acontecer ao longo das semanas para a maioria dos usuários. Com o tempo a maioria dos usuários da rede social terá os novos controles de privacidade anunciados hoje.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados