O alvo da “privacidade” alemã dessa vez foi o Facebook. Segundo o órgão responsável pela privacidade na Alemanha, os botões de “curtir” estão sendo utilizados para enviar informações do usuário (mesmo que ele não tenha conta na rede) aos servidores da rede social nos Estados Unidos, tudo isso por causa das estatísticas para web.

Um botão nunca deu tantos problemas

O objetivo dessa captura de dados é montar um perfil seu e entregar essas informações aos donos do site para complementar os dados de acesso. Segundo o que o órgão diz, mesmo que você não curta a página, seus dados serão enviados para a rede. E se você não estiver logado, o seu IP será enviado para o Facebook. E não é apenas as estatísticas do Facebook, o Google Analytics também já foi alvo das investidas desse órgão.

Do ponto de vista do usuário leigo, é um pouco assustador ter “todos” os seus dados sendo entregues para um terceiro.

Do ponto de vista de um publicitário ou de um dono de site, esses dados servem para montar o público-alvo do seu site, a freqüência de visitas e a localização (entenda que, por localização, não é pegar onde esses usuários moram; não me importa saber que Fulano, 19 anos, mora na Rua Tal, mas me importa saber se ele é de São Paulo ou do Recife). E na questão de enviar o IP ao Facebook eu até apoio a decisão do órgão, mas creio que nessa generalização, os donos do site sairão prejudicados.

Por exemplo, existem serviços (e eu uso no meu outro blog) que rastreiam todos os passos de um usuário. Ele não pegará o que você procura, mas ele acompanhará cada rastro do seu mouse e criará um mapa de calor das áreas mais “clicadas”. Nenhum dado pessoal do usuário será registrado, mas para algumas pessoas isso poderá significar uma “quebra de privacidade”, mesmo que isso esteja explícito no termos de privacidade (que todo o blog que faz o uso de ferramentas de estatísticas devem criar).

Ainda de acordo com o órgão alemão, todos os botões de “curtir” devem ser removidos de todos os sites, com o risco do Facebook pagar uma multa de 50 mil euros (equivalente a R$ 115 mil). Exagero?

Disputa antiga com o Google

Só eu acho que o alemães possuem bastante problema com questões de privacidade? Primeiro foi a remoção de diversas casas do Google Street View (cerca de 224 mil pessoas pediram ao Google para retirar suas casas da visualização), algo que eu acho estranho.


Alemanha Street View

Casas borradas para evitar o reconhecimento

A ferramenta pode sim ser utilizada como um recurso para bandidos roubarem residências de acordo com a visualização, mas isso não impede o roubo, assim como todas as redes sociais podem ser utilizadas para sequestros, stalkers, assaltos e até mesmo espionagem (se bem que na internet, stalkers são “espiões”), as funções de visualização de mapa também podem ser utilizadas para o mesmo fim.

Da mesma forma com que “fãs”, para não dizer vândalos, resolveram pichar as casas que foram borradas do Google Street View. Apesar da questão de privacidade ser bem pessoal, isso não justifica um grupo pichar uma casa só porque ela foi retirada da ferramenta. Não considero chamar essas pessoas de fãs…

Com informações: Softpedia

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rafael Martins
o face tem que acabar tirar do ar
Lekynus Sama
assim como ocorreu na china
Keith
Frescura? Tu gosta de vírus e trojans no seu computador? Não? Pois muitos sites podem ser usados pra fazer o mesmo sem tu saber. Então se for assim imagine tu usar o site de banco pra ver o extrato e depois o mercado livre, então tu entra num site qualquer e ele consegue pegar essas informações pois seu browser deixou. Detalhe descobri que esses acelerômetros de Note podem enviar dados pro SO só depois que a Google usou.
Keith
O maior problema é que não é só no Facebook, até mesmo o Wordpress pode ser usado pra pegar dados do usuário sem ele saber. A google fez o absurdo um tempo atrás no Chrome, o Doodle dela recebia dados dos acelerômetros de Notebooks e mudava conforme eles. (Não funciona em Firefox, IE, Safari ou Opera) A informação que seu browser passa para os sites pode ser maior que qualquer virus ou trojan. Mesmo usando o Tor ainda assim o site pode receber a informação de que está sendo acessado por proxies. Já notou que aqui você deixa informações sobre seu sistema operacional e navegador toda a vez que posta algo? Dá até pra ser usado pra descobrir quando tu atualizou seu chrome. Que no seu post é o v14.0.835.94 através de um MacOS X 10.7.0 e isso é o que aparece no post não é necessariamente só o que é coletado e só o browser poderia negar essas informações mas por causa do HTML5 entre outros as informações que eles dão são cada vez maiores. Por isso não adianta ter o Tor ou proxies se o browser é que passa seus dados, nesse ponto o IE leva vantagem pois de tão ruim ele é o que não pode passar muitos dados.
Diego
Puta frescura, se quer privacidade, simples, não entre na internet. Muita ingenuidade, ta loco!
Yangm
Daqui a pouco eles vão proibir o papel higiênico pois ele coleta informações sobre o processo digestório de todos alemães. Quando um governo se preocupa demais com a "privacidade" do cidadão, tem treta no meio.
Ramon Melo
Alemanha não é Brasil. Se o Facebook for bloqueado, algum alemão criará um site concorrente e tão funcional quanto em menos de uma semana.
@imaginarymac
Aham kkkkkkkkk' As vezes dá raiva desses otários que não tem merda nenhuma na cabeça e vem aqui falar merda --' Cara facebook é um site , uma rede social , se uma nação de pessoas que ipitima sua Chanceler ou Primeiro Ministro , ou Presidente , só porque não tem mais acesso a uma rede social , sinceramente eu não faço ideia de como uma nação dessa pode ser desenvolvida.
Caio Furtado
Sempre a Alemanha...
ricardo
Não considero nenhuma paranoia, pelo contrário, acho uma questão de bom senso. Se empresas de Internet de repente começam a colher dados dos usuários e publicar fotos de suas casas, isso pode abrir um precedente para coisas que, futuramente, sairão do controle. Pode ser exagero, mas me parece que no futuro os magnatas da grande rede poderão governar o mundo, inclusive suprimindo os governos nacionais.
@AntonioVeras
7 Fifefox Add-ons para (tentar) navegar anonimamente. http://smokingpot.org/7-fifefox-add-ons-para-navegar-anonimamente/
Yeltsin Lima
O problema não é esse. É a questão de: você nem usa a ferramenta e seus dados serão, mesmo assim, compartilhados. Como é o caso dos "analytics", que também pode ser desabilitados (no Chrome existe um plugin pra isso).
Renato
Facebook bloqueia Alemanha -> 2 dias depois o governo alemão cai... Simples assim...
@trovalds
Se tem problemas com privacidade, mais fácil não usar a ferramenta de uma vez.
@HommerZero
esses alemães são muito paranoicos... para com isso... doidera demais... tá podem captar as informações e tal, mas se duvidar eles fazem muito mais que isso com os cidadãos daquele país
Exibir mais comentários