Ativistas que usam o Facebook para disseminar sua mensagem têm enfrentado problemas nos últimos tempos. As atualizações com mensagens de proteção ao meio-ambiente estavam desaparecendo do histórico dos usuários assim, sem mais nem menos. Censura? Não exatamente, visto que a rede social (até onde se sabe) não apaga mensagens devido ao seu teor.

É que o sistema anti-spam do Facebook deu pau e interpretou erroneamente as mensagens como se fossem propaganda não solicitada.

Os ativistas dizem que ficaram até 15 dias sem publicar atualizações no Facebook. Praticamente um castigo por comportamento não autorizado dentro da rede social.

Um porta-voz da companhia assumiu a situação incomum. Ele disse que o Facebook “não desativa conta ou remove conteúdo simplesmente porque as pessoas estão discutindo assuntos controversos“. Muito pelo contrário, Andrew Noyes afirma que a rede social se propõe a ser o lugar onde essas discussões devem acontecer. Lógico, até porque sabendo as opiniões dos usuários dá para adaptar ainda mais a propaganda exibida nas páginas para seus gostos – o que tende a gerar mais cliques.

O bloqueio desses usuários ativistas na publicação de mensagens foi feito eletronicamente. Além de pedir desculpas, o Facebook prometeu refinar seu sistema anti-spam para que esse tipo de coisa não volte a acontecer.

Mais de 10 bilhões de ações de usuários, como tentativas de login, atualizações, envio de mensagens e afins são processados diariamente pelos computadores da rede social. É um número absurdo! Nesse cenário, não me espanta que certas mensagens tenham sido interpretadas da maneira errada.

Uma vez que a falha foi identificada, esperemos que esse tipo de problema não volte a acontecer. Ok, Mr. Zuckerberg?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Yuri
captcha indecifrável? Tipo esse q aconteceu comigo:? http://imageshack.us/f/30/atompri.png/
@brunogdb
Faltou o "palm" :P.
Yangm
Puxa esse foi fácil, cahloy onveryi tentou ler pelo menos ou julgou o captha pela capa, digo aparência?
Turdin
SEUS SPAMMERS! #BRINKS
Marcelo
Aos trancos e barrancos eles vão lapidando a rede social deles...
Renan Mendonça
Esse captcha indecifrável eu recebi 1 e na hora até desisti mexer no facebook de tão ilegível que era. Inclusive eu salvei o link do captcha: http://goo.gl/UoNiW
Caio Furtado
Na imagem de exibição do post na home vem escrito "Face" KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Rardgi
Pessoal reclama, mas continua usando. Quero mais é que o Facebook, Orkut e variáveis morram em bugs! (menos o tw que eu acho muito útil como leitor de notícias)
@othonn
Esse código pra reconhecer spammers do Facebook é bem fraquinho mesmo, fiquei dois dias bloqueado no facebook depois de iniciar uma conversa/discussão numa publicação minha mesmo com uns 4~5 amigos. Primeiro me mandaram captchas indecifráveis caso eu quisesse a continuar a comentar, depois me bloquearam de vez. O melhor é que não dizem quanto tempo vamos ficar bloqueados e muito menos dão condições de entrar em contato com alguém. Complicado.
Paulo Neto
O Facebook está com um bug ridículo. Se você adicionar 10 pessoas agora, acontece um spam na página dos seus amigos, em vez de juntar tudo em um, aparece cada pessoa que você adicionou.