Quem disse que os grandes autores brasileiros vão insistir (somente) no livro de papel? Ninguém menos que Ziraldo, aquele cara que você provavelmente leu enquanto ainda estava no colégio, adota o iPad como nova plataforma para publicação de conteúdo. O escritor está para lançar aquilo que podemos chamar de livro-app interativo especialmente para o tablet da Apple. O título escolhido para a grande estreia é O Menino da Terra, cuja publicação é exclusividade da editora Melhoramentos.

Produzido pela Punch! Comunicação, o livro-app promete vir cheio de interatividade. As tradicionais animações, que a gente conhece desde que Alice no País das Maravilhas, na edição em inglês, apareceu no iPad estão presentes também no livro-app de Ziraldo. As ilustrações do escritor, claro, ganham mais brilho num dispositivo que permite movimento.

Tela inicial do app para iPad

Tem até jogo dentro do aplicativo, que auxilia a contar a história. O leitor/usuário terá que movimentar o iPad para os lados, tirando proveito do acelerômetro que o dispositivo oferece, para viajar pelo espaço. Pelo menos é isso o que promete o comunicado sobre o lançamento do livro-app.

Para comprar o app de O Menino da Terra é preciso esperar a chegada da XV Bienal do Livro do meu Rio de Janeiro, que acontece de 1º de setembro a 11 de setembro no… Rio de Janeiro. O app vai custar US$ 5,90, o que dá menos de dez reais, durante o seu lançamento. Um valor mais do que justo. O preço deve subir depois desse período.

O Menino da Terra conta a história de Nan, nome que significa “menino” em chinês. O personagem vive no futuro e descobre que a Terra foi devastada pelo progresso. Ao voar pelo espaço na nave criada pelo pai engenheiro, Nan percebe que é o último humano sobrevivente e, sozinho, envolve-se em uma série de aventuras para plantar, em outro planeta, as sementes deixadas por seu pai na nave.

E esse não é o único livro-app que Ziraldo está a lançar. A Globo Livros também confirmou O Menino Maluquinho no iPad. O aplicativo também tem lançamento durante a Bienal.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Yangm
Não vou discutir com quem fala "contesto". Mas por curiosidade, qual foi a instituição renomada que fez essa pesquisa? Pois aqui no Brasil o Android é o gadget dos pobres, logo a maior parte da população. Bom senso só no ponto de vista de macfag.
ricardo
Grande Ziraldo.
xandybio
Não entendi seu comentário fora de contesto ! "Parcialidade a gente vê por aqui" ? Se o cara achou melhor lançar o produto o Ipad, o que o blog tem haver com isso ? Isso só mostra que o Ziraldo teve bom senso na escolha do dispositivo. Os dados são: Para cada tablet com android vendido, saem 20 ipads da apple store. Tenso !!!!
@leolandy
Falência nacional ! Apple fica cada vez mais rica, haha ! Muito bom, Ziraldo sempre acompanhando as novas tecnologias e criando soluções usando essas ferramentas. Hoje em dia tem "E-book" pra tudo que é gosto e idade. Abraços
Yangm
E a versão para android? Quando chega? Parcialidade a gente vê por aqui.
Marcelo
Pronto, agora toda criança vai querer um também! os pais vão a falência! rsrsrs...
Daniel
Thássius, eu já tinha publicado isso dia 18, o recurso mais interessante do aplicativo é o recurso de voz, que por sinal é inovador no brasil. da uma olhada: http://tablet.com.br/globo-livros-inova-com-recursos-de-voz-nos-livros-para-tablets/ abraço.
Gabriel
Apóio muito esses livros interativos para tablets. Com uma aplicativo desses, é muito mais fácil incentivar a leitura para as crianças. Provavelmente, as crianças terão muito contato com os tablets no futuro, é o computador adequado para elas e, se tivermos a opção de livros ao lado dos jogos e internet, pode ser que elas dêem uma chance para eles.
Leandro
Excelente! Um livro com interatividade com certeza é uma ótima maneira de incentivar a criançada a ler mais. Fora que Ziraldo é muito bom, lia bastante na infância. Se tivesse um Ipad, colocava meus sobrinhos pra ler isso, vale a pena pelo preço razoável.