O Digg continua inovando na maneira de vender publicidade aliada a conteúdo de interesse de seu público. Primeiro foram os Digg Ads (que noticiamos aqui no Tecnoblog em agosto), agora o Digg está utilizando o Digg Content Ads, mais um sistema diferente dos anúncios tradicionais, novamente utilizando conteúdo de interesse dos visitantes para promover o anunciante. O sistema começou a ser testado semana passada para um subconjunto de usuários e agora esta sendo utilizado em larga escala. Funciona assim:

Digg Content Ads Enquanto os Digg Ads utilizavam conteúdo gerado e promovido pelos anunciantes e apareciam entre as histórias normais do site (e eram votadas para cima ou para baixo como tal), os novos Digg Content Ads funcionarão como um widget que agrega histórias relevantes ao produto/marca anunciada, juntamente com um banner publicitário. A imagem ao lado deixa mais claro esse layout. Nela vemos o aviso de que se trata de um anúncio (“Sponsored by…”), três histórias reais do Digg e um banner que leva a um site do anunciante. É importante notar que clicar nas histórias realmente o levará a elas, não é nenhum tipo de “armadilha” para redirecionar seu clique à página do anunciante, como comumente vemos em publicidade online.

O interessante para a comunidade que acessa o site é que tal sistema só pode utilizar histórias que já chegaram naturalmente à página inicial do Digg. Isso gera uma situação em que todos ganham: o visitante tem a oportunidade de rever histórias que a própria comunidade elegeu serem relevantes; o anunciante faz sua propaganda de maneira bem mais amigável que a propaganda tradicional, trazendo conteúdo ao seu público; o Digg ganha dinheiro do anunciante e ainda desenterra boas histórias que, de outra maneira, provavelmente jamais teriam ganho destaque na página inicial novamente.

Assim, parece que o Digg descobriu um jeito de ganhar dinheiro vendendo anúncios cujo interesse para o público já foi testado e aprovado. Bem sacado, não acham?

E vale refletir também sobre a questão levantada pelo TechCrunch: e se o Digg fizesse acordos para levar esses “widgets publicitários” a outros sites? Os usuários clicariam neles, reconhecendo-os como anúncios do Digg com conteúdo que eles podem realmente estar interessados ver? Isso não poderia mudar a maneira de ver os anúncios contextuais, que hoje parecem implorar por algum tipo de renovação para se manterem relevantes? As respostas para essas perguntas podem valer muito dinheiro…

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Geasi Martins - Globalcards Crachás de Ponto e Cordões Personalizados
Muito boa a matéria. Procuro sempre estar inovando meu site com as melhores ferramentas pra facilitar o usuário a encontrar o que precisa. Amo essas novidades e assim que são lançados faço um estudo e a viabilidade de aplicá-las ao meu cotidiano. Um grande abraço Geasi Martins