Antes de repentinamente jogar uma pá de cal sobre o WebOS e matar o recém-lançado tablet Touchpad — e alguns smartphones que jamais serão vistos nas prateleiras —, a HP tinha uma série de planos para sua plataforma móvel, herdada da compra da ex-gigante Palm em abril de 2010.

Além de planos de licenciar o programa para outros fabricantes (o que, francamente, não irá acontecer) e começar a embarcá-lo em automóveis e até mesmo equipamentos de cozinha, a divisão de desenvolvimento de hardwares da HP se preparava para criar uma versão mais potente do tablet Touchpad.

Em seus parcos 49 dias nas lojas — um a mais que os Microsoft Kin, último grande fiasco do mundo da tecnologia — uma das críticas únicas críticas ao aparelho foi seu desempenho, que ficava aquém das expectativas do mercado.

HP Touchpad: RIP

E para conferir o potencial do programa em hardwares mais parrudos, a HP chegou a instalar o WebOS em um Apple iPad. O resultado é que o SO rodou duas vezes mais rápido embarcado no hardware rival do que no próprio Touchpad.

“Quando a HP anunciou a compra da Palm [em 2010], o hardware do Touchpad já estava pronto para chegar às lojas. Basicamente, o tablet era um hardware de dois anos adaptado para rodar o WebOS com uma interface adaptada para slates”, afirma o site The Next Web.

Além disso, rumores apontam que a HP também estava pronta para mostrar uma versão de 7 polegadas do Touchpad, que se chamaria Touchpad Go, enquanto seu irmão mais velho seria remodelado nos próximos meses, recebendo uma tela de alta definição e um novo chassi construído em metal.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Guest
..
Yangm
Eles não precisam necessariamente criar drivers, existem soluções criadas por empresas como a VMWare que dispensam qualquer esforço para rodar outros SOs.
Marcelo
Nem nasceu e já se foi... vai ficar na lembrança dos livros rsrs
@michelblopes
Como assim?! Nem sabia que eles patrocinavam o São Paulo.
Helio Guima
Sei que todo reinado um dia tem seu fim... mas por enquanto a "Maçã" ainda é a preferencia entre as frutinhas...
Leandro
É uma pena, pois parece ser um SO muito bem feito.
Jader
abandonar um projeto às vezes é uma decisão inteligente para continuar-se vivo. Apple fez isso tambem com o tablet Newton, quando percebeu que não era o foco da empresa na época e só sugaria recursos que poderiam ser investidos em produtos mais promissores. Google tambem fez o mesmo, com o marvilhoso mas pouco compreendido Wave. A Microsoft matou seu primeiro telefoninho tambem, o... nem lembro o nome! Está cada vez mais difícil concorrer no mundo dos iPads e iPhones.
Rodrigo Fante
WebOS era 3,4 anos atrás o que o Android/iOS é hoje, pena que nunca teve chance de rodar em um hardware bom e ter marketing/acordos comerciais decente.
@michelblopes
Isso é verdade. Não estamos falando de um sistema operacional ruim. Pq simplesmente joga-lo fora. É uma lixeira bilionária esta.
Gabriel
Quando o iPad surgiu todos bateram na tecla que o segredo estava no software e não no hardware, o que é algo muito mais difícil de se obter na atualidade. A HP tinha isso e simplesmente abdicou de fornecer um hardware decente, sendo que ela tinha um know-how extenso sobre isso. Parece que a HP não quer mais investir no mercado pessoal mesmo....uma pena, comprou a Palm e jogou fora. Poderia ter um futuro muito melhor nas mãos de outra empresa.
Scheldon
Aí meu pai, quanto mais notícias saem sobre o assunto mais eu tenho certeza que esses executivos são uns imbecis. Mas tem uma coisa, como eles conseguiram criar drives para o iPad em tão pouco tempo para fazer esse teste???????
@michelblopes
Mas a Microsoft sofre o mesmo problema que a Google com a Motorola. Eles fizeram aquele acordo com a Nokia, o que deixa as outras empresas receosas de investir no SO. A diferença é a Google deixou claro que a Motorola não teria qualquer exclusividade sob o Android, contrário da Microsoft/Nokia, e também o Android teve tempo de ganhar as fabricantes, enquanto no outro caso, mal se lançou o SO e a Microsoft já estava de casinho com a Nokia.
Denis
Mais acho que nenhuma empresa ia querer, o Android já é muito forte e o WebOS é "mais do mesmo" até mesmo a Microsoft está tendo dificuldade de emplacar o WP7.
@michelblopes
Com esta briga de patentes ocorrida nestes últimos tempos, a HP perde mais uma chance de se sobresair no mercado. Eu acredito que o WebOS poderia competir com o Android de igual para igual se a HP abrisse o sistema como a Google e seu sistema, justamente por conta do receio que as demais fabricantes de smartphones após a aquisição da Motorola Mobility. Ruim pra ela, que não soube aproveitar o momento, ruim pra nós, que perdemos uma opção de escolha, ruim para seus acionistas, que perderam a chance de ganhar mais dinheiro. Bom para a Google e Apple, que continuam reinando.
@mac_ti
"uma das críticas únicas críticas"
Exibir mais comentários