Início / Arquivos / Aplicativos e Software /

Mozilla reclama de posição de navegadores na tela de escolha do Internet Explorer

Thássius Veloso

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Estava demorando. Mas finalmente algum grande desenvolvedor de navegador decidiu reclamar da tela de escolha que estará presente no Internet Explorer, a fim de que o usuário opte conscientemente por um browser. E a reclamação veio logo da Mozilla.

firefox-a-gente-primeiroEssa história já é antiga: a Comissão Europeia, em uma investigação antitruste, determinou que a MS permitisse ao usuário escolher o navegador padrão do sistema operacional. Com isso, o Internet Explorer será distribuído junto com o Windows, mas só se tornará o aplicativo padrão caso o usuário do computador opte por isso. Claro que os outros navegadores estão de olho na possibilidade de ganhar novos usuários.

Na tela de escolha inicial, a Microsoft queria que a participação de mercado do navegador definisse a ordem de apresentação das opções. O Internet Explorer, obviamente, seria o primeiro a aparecer. Mas a Comissão Europeia não gostou muito da ideia.

A segunda proposta da Microsoft foi que os browsers fossem apresentados por ordem alfabética de fabricante. Sortuda, a Apple seria a primeira opção, com o Safari. O Google estaria em segundo com o Chrome e a MS em terceiro com o IE.

Jenny Boriss, designer do Firefox, expôs toda a raiva dela: “Essa ordem é a pior opção possível. Usuários do Windows que virem [a tela de escolha] com o design atual tenderão a fazer somente duas escolhas: Internet Explorer porque já estão familiarizados com ele ou Safari porque é o primeiro item”.

A designer defende que a ordem de navegador seja por participação de mercado, com um porém: com o Internet Explorer no fim da lista. Nesse caso, o Firefox seria a primeira opção da lista. Mas não para por aí, Boriss também defende que o IE seja removido completamente da lista.

Folgada, não? [Gizmodo]