Início » Arquivos » Aplicativos e Software » Mozilla reclama de posição de navegadores na tela de escolha do Internet Explorer

Mozilla reclama de posição de navegadores na tela de escolha do Internet Explorer

Avatar Por

Estava demorando. Mas finalmente algum grande desenvolvedor de navegador decidiu reclamar da tela de escolha que estará presente no Internet Explorer, a fim de que o usuário opte conscientemente por um browser. E a reclamação veio logo da Mozilla.

firefox-a-gente-primeiro Essa história já é antiga: a Comissão Europeia, em uma investigação antitruste, determinou que a MS permitisse ao usuário escolher o navegador padrão do sistema operacional. Com isso, o Internet Explorer será distribuído junto com o Windows, mas só se tornará o aplicativo padrão caso o usuário do computador opte por isso. Claro que os outros navegadores estão de olho na possibilidade de ganhar novos usuários.

Na tela de escolha inicial, a Microsoft queria que a participação de mercado do navegador definisse a ordem de apresentação das opções. O Internet Explorer, obviamente, seria o primeiro a aparecer. Mas a Comissão Europeia não gostou muito da ideia.

A segunda proposta da Microsoft foi que os browsers fossem apresentados por ordem alfabética de fabricante. Sortuda, a Apple seria a primeira opção, com o Safari. O Google estaria em segundo com o Chrome e a MS em terceiro com o IE.

Jenny Boriss, designer do Firefox, expôs toda a raiva dela: “Essa ordem é a pior opção possível. Usuários do Windows que virem [a tela de escolha] com o design atual tenderão a fazer somente duas escolhas: Internet Explorer porque já estão familiarizados com ele ou Safari porque é o primeiro item”.

A designer defende que a ordem de navegador seja por participação de mercado, com um porém: com o Internet Explorer no fim da lista. Nesse caso, o Firefox seria a primeira opção da lista. Mas não para por aí, Boriss também defende que o IE seja removido completamente da lista.

Folgada, não? [Gizmodo]

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ruan
Mais que besteira! Cá entre nós, eu odeio o mozila, é muito lento e estranho, prefiro o Google Chrome, esse sim ée o melhor der tds os tempos! Ele qe devia ficar em 1º lugar!
Shangraf
Quanta besteira. Nao vejo em linux a pessoa poder escolher outro navegador, quisa macOS, (so se for por conta propria). O Windows do mesmo jeito, se quiser outro navegador, que baixe e use, e defina como padrao, se quiser. Muita idiotice. Navegador bom nao precisa desse mimimi todo.
Denis
Cada vez estou com birra do FF porque isso ela já quer demais, Se eu fosse a MS eu deixava o Opera em 1° 2° o Chrome 3° o Safari em 4° O FF e 5° o Ie só pra A Mozilla Aprender
Rodrigo
Que nada, o IE tem que ser primeiro porque o OS é dele, imagine ter que fazer um produto e colocar o de outro primeiro, só uso firefox mas se esta informação for verdadeira acho meio sem lógica.
GabrielBAP
Essa atitude da Mozilla é muito irônica, nada mais é do que inventar uma forma de organização que convenientemente vai colocar o Firefox em primeiro na lista. Ou seja, impor o Fx. Não é exatamente isso que acusam a Microsoft de fazer?
Brunooo
Pô, mas já não bastava a Opera com essa bobagem e agora a Mozilla vem como mais essa bobagem!? Usuários se conquistam demonstrando-se as vantagens de seu produto. Não acho que ordem dos navegadores afete os resultados. Eu adoro o Opera, é meu segundo navegador, mas os desenvolvedores têm que pagar com essa balela. Abraço.
Tiago
Simples, faz ser aleatório! Agrada todo mundo! Do que será que eles reclamariam depois? que o Ie, estatisticamente falando, aparece 5% mais que os outros?? Isso tá com cara de conversa de quem não se garante!
Rodrigo
É... Quem sabe a Microsoft faz uma interface em flash (ops, Silverlight) e os ícones dos browsers ficam girando até que o usuário clique num deles. Cada um que me aparece...
Caio Alexandre
Pobre [/ironia] Microsoft.
rhob
Sinceramente, se eu fosse a MS, cancelava as vendas do Windows por um tempinho na UE. P*&&@!, eu desenvolvo um sistema operacional, única e exclusivamente por causa de minhas escolhas ele se torna líder mundial, e agora um monte de gente interesseira quer lucrar com isso fazendo eu passar trabalho? Ah, vão se F#%$%! ¬¬
Visão Downloads
adoro o firefox, mas acho isso um absurdo. quer dizer que se eu desenvolver um sistema sou obrigado a modifica-lo como quer a concorrência. pelo amor de Deus, o windows e da MS, então ela que se vire e faça o que quer. (se a mozilla que seu browser integrado em um SO que faça o seu propio
Thássius Veloso
O pior é que o processo antitruste que a Comissão Europeia move contra a Microsoft (que já resultou em multa de R$ 4,4 bilhões para a MS) só será finalizado quando essa questão da tela de escolha for resolvida.
Caio Alexandre
Definitivamente, sem querer ofender, mas que Mozilla = idiota. Que diferença vai fazer? O IE é da Microsoft e não pode nem ser o primeiro da lista de navegadores? Por favor, né Mozilla, conta outra!
Thássius Veloso
Mas o problema não é ter opções de browser, e sim a forma como elas serão apresentadas.
Marlon
Acredito que para acabar de vez com essa briga, a Microsoft deveria 'mandar' o Windows com todas as opções de browser já instalados. Aí o usuário escolhe o que quiser usar.