Comunidade Tumbira, próxima a Manaus (AM)

Nesse momento, enquanto você lê mais um texto interessante no Tecnoblog (modesto esse pessoal, ?), uma equipe do Google está na região Norte do país capturando imagens daquele que é considerado o ecossistema mais rico do mundo. Sim, o buscador mais usado no mundo desembarca na Amazônia para mostrar um pouco da realidade de quem vive por ali.

Estamos falando de uma versão praticamente especial do Street View com essa finalidade.

Em parceria com a Fundação Amazonas Sustentável, o Google inicia o mapeamento de uma ampla região do estado do Amazonas. A ideia é fornecer instrumentos e treinamento para que os moradores locais aprendam a usar os equipamentos do Street View e ajudem a mapear o lugar em que eles mesmos vivem. De início, funcionários brasileiros e americanos do Google participam do projeto.

O itinerário da equipe do Google inclui 50 quilômetros de Rio Negro, um dos maiores rios em volume de água do mundo (lembro isso dos tempos de escola, mas a Wikipedia ajudou a confirmar a informação). A comunidade Tumbira, próxima a Manaus, receberá a visita desse pessoal, bem como a comunidade Terra Preta.

Para cumprir o projeto serão usadas formas incomuns de acesso aos lugares determinados. Em vez dos veículos do Street View, a equipe do buscador vai pedalar usando uma bicicleta especial que conta com as câmeras de 360º suspensas em uma barra de ferro.

Para enfrentar o rio, o mesmo artifício será usado dentro de uma embarcação contratada pelo Google.

O Google não disse quando essas imagens ficam prontas (até porque processá-las leva tempo). Apenas que “em breve” a nossa Amazônia estará acessível no Google Maps e no Google Earth.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados