Na humilde opinião de Mark Dean, chefe de tecnologia da gigante IBM e um dos pais do IBM PC (que completou 30 anos esta semana), os computadores pessoais que sua própria empresa ajudou a popularizar nos anos 80 estão no mesmo caminho da obsolescência que as fitas cassete e as máquinas de escrever já percorreram.

“Eu, pessoalmente, já fui além do PC. Atualmente meu principal computador é um tablet. Quando eu ajudei a desenhar os computadores pessoais, não achei que viveria o suficiente para testemunhar seu declínio”, escreveu em um blog da Big Blue. “Por um tempo os computadores continuarão sendo populares e amplamente utilizados, mas deixarão de ser o topo da tecnologia. Eles estão no mesmo caminho dos televisores CRT, das válvulas, máquinas de escrever, discos de vinil e lâmpadas incandescentes”, completou.

Tablets como o Xoom estão em efervescência

Apesar dos mercados dos tablets estar em efervescência e das vendas dos computadores pessoais estarem registrando sensíveis diminuições, Dean não acredita que os slates serão exatamente o próximo grande pilar do mundo da tecnologia.

“Os computadores estão sendo substituídos por tablets e telefones, mas novas ideias a respeito da computação estão em andamento. Atualmente está ficando claro que a inovação floresce melhor não nos dispositivos, mas sim no convívio social entre eles, em que pessoas e ideias podem se encontrar e interagir. E é lá que a computação pode ter o maior impacto nas pessoas, na economia e na vida”, finalizou.

Com informações: BBC

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Canal Exclusivo

Relacionados