Início » Arquivos » Negócios » “PCs estão no mesmo caminho das máquinas de escrever”, diz pai do IBM PC

“PCs estão no mesmo caminho das máquinas de escrever”, diz pai do IBM PC

Avatar Por

Na humilde opinião de Mark Dean, chefe de tecnologia da gigante IBM e um dos pais do IBM PC (que completou 30 anos esta semana), os computadores pessoais que sua própria empresa ajudou a popularizar nos anos 80 estão no mesmo caminho da obsolescência que as fitas cassete e as máquinas de escrever já percorreram.

“Eu, pessoalmente, já fui além do PC. Atualmente meu principal computador é um tablet. Quando eu ajudei a desenhar os computadores pessoais, não achei que viveria o suficiente para testemunhar seu declínio”, escreveu em um blog da Big Blue. “Por um tempo os computadores continuarão sendo populares e amplamente utilizados, mas deixarão de ser o topo da tecnologia. Eles estão no mesmo caminho dos televisores CRT, das válvulas, máquinas de escrever, discos de vinil e lâmpadas incandescentes”, completou.

Tablets como o Xoom estão em efervescência

Apesar dos mercados dos tablets estar em efervescência e das vendas dos computadores pessoais estarem registrando sensíveis diminuições, Dean não acredita que os slates serão exatamente o próximo grande pilar do mundo da tecnologia.

“Os computadores estão sendo substituídos por tablets e telefones, mas novas ideias a respeito da computação estão em andamento. Atualmente está ficando claro que a inovação floresce melhor não nos dispositivos, mas sim no convívio social entre eles, em que pessoas e ideias podem se encontrar e interagir. E é lá que a computação pode ter o maior impacto nas pessoas, na economia e na vida”, finalizou.

Com informações: BBC

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rogério Vosta
eu acho que não os celulares no brasil são fracos e não substituem pcs
Lucas Carniel
E hoje é 2016 , os desktops estão realmente sumindo , nas lojas nem se vê mais , ficando só para gamers e empresas (ate empresas estão usando All In One).
lucas
da pramim lixo usuário básico que so fica no facebook peste inutil
lucas
já ouviu falar em super aquecimento? por tablet não suportar altas temperaturas de jogos que so rodam em pcs? inútil noob
Rafael
Mas o número de celulares é maior que o de telefones fixos...
Ramon Melo
Já ouviu falar de Bluetooth? E de teclado e mouse sem fio?
Ramon Melo
Eu achava a mesma coisa, mas estou migrando de volta para o desktop. Tablets, smartphones e notebooks são muito desconfortáveis tanto para se trabalhar, quanto para se divertir. O smart ainda tem a vantagem de caber no bolso, mas, fora isso, é simplesmente muito ruim. Na minha opinião, as empresas estão forçando essa mudança de hábito nos consumidores porque esses portáteis são produtos acabados, ao contrário dos desktops que oferecem flexibilidade e customização. Ninguém faz upgrade em tablet, simplesmente joga fora quando o aparelho fica obsoleto. Basta ver o marketing da Apple, Samsung, LG e Sony sobre seus smartphones e tablets e o descaso com que tratam o mercado de desktops. E o usuário médio, logicamente, está se achando o "moderno" ao cair nessa besteira.
Alexandre
"ONLINE" e em tempo real, soh a maquina de escrever mesmo, hauhauahiuha
@AntonioVeras
Por fala em máquina de escrever, me mostre um PC, tablet, ou celular em que você escreve um texto e já sai impresso.
@AntonioVeras
Talvez num futuro próximo, teclado e mouse poderão ser incorporados ao tablet por meio de alguma conexão se fio.
@brunogdb
Isso não seria um tablet, seria aquelas mesas que todo mundo faz conceito... Ou aquela brincadeira do iPad 2 com um iMac de 27 polegadas :P.
@danielr_
para quem gosta de jogos fps como eu, o pc reinará,nenhuma tela touch ou joystick substituira o bom e velho teclado e mouse para este estilo de jogo.
Thomaz Almeida
E pra confirmar isso, um jardineiro da onde trabalho veio me perguntar essa semana se eu mexia com "negócio de computador" porque ele comprou um (o primeiro da vida dele) mas tava sem som e ele já tinha testado a caixa de som no computador do primo dele.
Rodrigo
Pois é, xará. Não podemos esquecer do mercado corporativo. Para o usuário casual, doméstico, um dispositivo wireless ou uma tela multitoque na parede é muito mais prático. Mas para quem trabalha (na empresa ou em casa), ainda não inventaram nada que desbanque o conjunto monitor+teclado+mouse em cima da mesa. E uma cpu modular para colocarmos nossas placas de vídeo e hds de alta capacidade.
Alexandre
te respondi ali embaixo... ta certo que dei uma interpretada no que ele disse ao meu bel prazer, mas ele pode estar certo.
Exibir mais comentários