Bloggers que descobriram o iPhone 4 vencem Apple no tribunal

Gizmodo publicou fotos do protótipo dois meses antes do lançamento oficial.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 6 dias

Quando o iPhone 4 foi lançado, ninguém fez cara de surpresa. O próprio Steve Jobs disse, durante a WWDC 2010, que alguns dos espectadores presentes no keynote teriam visto o produto. É que o Gizmodo americano havia publicado fotos de cada centímetro que o aparelho poderia apresentar dias e dias antes do grande lançamento. Provavelmente estou falando do mais notável caso de furo jornalístico dado por um blog de tecnologia.

Primeira imagem do iPhone 4 foi publicada com exclusividade pelo Gizmodo

A Apple não gostou nada da história e foi na justiça questionar o assunto. Nessa quarta-feira (10) saiu o veredito final: nenhum dos blogueiros contratados pelo Gizmodo enfrentará qualquer multa ou mesmo um tempinho atrás das grades.

Um juiz do condado de San Mateo, na Califórnia, determinou que os funcionários da Gawker Media, a empresa que publica o Gizmodo, estão livres para encontrar e publicar informações sobre os mais secretos protótipos que essa indústria poderia oferecer. Curiosamente, a comemoração da Gawker me pareceu bastante tímida diante de uma ação litigiosa movida pela Apple de Steve Jobs.

“Estamos satisfeitos de que (…) nenhum crime foi cometido pela equipe do Gizmodo em relação às reportagens sobre o protótipo do iPhone 4 no ano passado. Ainda que nós acreditássemos ter agido completamente de acordo com a lei, isso inevitavelmente foi estressante para o editor envolvido, Jason Chen e nós estamos felizes de finalmente deixar isso para lá.”

O Gizmodo publicou sua primeira matéria sobre o iPhone 4 em 19 de abril de 2010. O produto foi finalmente anunciado em 7 de junho do ano passado, com quase dois meses de atraso. Nesse meio tempo, fico imaginando quantos sermões o sr. Jobs não deve ter dado em sua equipe por causa de um vazamento tão vergonhoso. Desde aquela época, o blog não é mais aceito em nenhum evento oficial da Apple.

Cabe lembrar que o blog americano diz ter encontrado o iPhone 4 esquecido numa mesa de bar. A Apple pediu para o protótipo ser devolvido, mas o Gizmodo informou que só faria a devolução se a empresa primeiro assumisse que aquele produto era legítimo dela. E aí começou a disputa judicial.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados