Não é mais necessário procurar aplicativos dos quais você nunca ouviu falar quando quiser assistir um vídeo armazenado no seu computador no visor incrível do iPad. O aplicativo do Boxee foi lançado e está disponível gratuitamente na App Store. Depois de baixá-lo, é bem provável que você abandone qualquer outro app que ofereça esse mesmo tipo de streaming. E detalhe: funciona tanto com OS X da Apple como com o Windows.

Boxee é antigo conhecido. Instalei o aplicativo no meu MacBook logo que o adquiri, tem um par de anos. Naquela época, era preciso ligar o Mac na televisão LCD por meio do VGA. Hoje em dia, todo mundo sabe que o HDMI é a melhor opção para esse tipo de atividade.

Desde lá, o Boxee cresceu. Virou um serviço que puxa recomendações dos seus amigos nas redes sociais. Virou um repositório de legendas, dependendo do nome do arquivo que você quer assistir. Virou inclusive o motor de uma set-top box chamada Boxee Box, produzida pela D-Link (e vendida por uma nota preta no Brasil).

Boxee no iPad

O Boxee para iPad é a mais recente empreitada da Boxee Inc, a empresa por traz do produto. Depois de instalar o aplicativo no tablet da maçã, o usuário tem acesso imediato aos recursos sociais da rede mantida pelo Boxee.

O pulo do gato está no streaming do conteúdo. Para utilizar o recurso, primeiro tem que baixar o helper (o Boxee Media Manager) no computador onde os vídeos estão salvos. Pode ser Windows ou OS X, de acordo com a empresa. Eu instalei no meu MacBook — em seguida, escolhi as pastas que deveriam ficar disponíveis no iPad. Instantes depois, o meu iPad 2 já listava esses arquivos.

Aqui se encerra a parte boa do Boxee no iPad e começa a parte ruim. Tudo configurado como manda o manual, eu simplesmente não consegui abrir praticamente nenhum dos vídeos que mantenho no meu Mac. Depois de dar play, aparecia o indicador de carregamento por alguns segundos. A imagem seguinte era uma área preta onde o vídeo deveria estar tocando.

Tentei o Boxee com arquivos AVI, MKV e MP4. Nenhum deles funcionou. O mais curioso é que a miniatura do vídeo aparece corretamente, o que dá a entender que o arquivo foi lido com sucesso. Não foi, entretanto. Resta saber o que está acontecendo de fato (ainda não tive tempo de consultar o fórum do serviço).

Boxee: não funcionou

De qualquer forma, fica a recomendação: baixe o Boxee na App Store agora mesmo. Não custa nada. E boa sorte.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Caio Furtado
HAHAHAHAHAHAHAHA
Yangm
Obrigado por corrigir o nosso corretor! Sua participação nesse processo de hipocrisia é muito importante!
Fabiano
Pra mim, funcionou apenas com alguns vídeos curtos. Não aparecia nenhuma foto, nenhuma música.
Alessandro
No meu iPad funcionou tudo bem. Até coloquei o vídeo mais pesado que eu tenho, a versão full HD de "Inception" e embora tenha dado uma engasgada no início, depois rolou bem. Pena não haver suporte para legendas. Mas de resto faz tudo o que o Air Video faz, mas de graça.
Thássius Veloso
O Fernando está certo em corrigir.
@arturcosusa
"Bom, depois dessas breves corrigir" Não seria dessas breves correções? "resta à mim a compra de um iPad mesmo para um dia por ventura testar e" Por ventura não seria entre vírgulas??? "Algo bem complicado nos dias atuais visto condições financeiras" Não seria visto as minhas condições financeiras? Se não a quem se refere "condições financeiras"? ;)
Tales
cara chato...
Fernando Jorge Mota
"Onde em dia" - Não seria "Hoje em dia"? "O mais curioso é que a miniatura do vídeo aparece corretamente, o que dá a entender que o arquivo foi lido com sucesso. Não foi, entretanto. Resta saber o que está acontecendo de fato (ainda não tive tempo de consultar o fórum do serviço)." - Não é para ter uma continuação ao "Não foi, entretanto."? Bom, depois dessas breves corrigir, resta à mim a compra de um iPad mesmo para um dia por ventura testar e talvez aproveitar-se desse interessante recurso...Algo bem complicado nos dias atuais visto condições financeiras..mas ok. :P
Hugo
Para tal atividade uso o Air Video, que sempre funcionou muito bem. Até mesmo quando "abriram" o iOS5 o dev tratou de atualizar rapidinho pra funcionar pra todo mundo. Btw, vou testar o Boxee, parece ser uma boa alternativa.