Como remover links quebrados de seu blog

Links com status 404 frustram a experiência do leitor e prejudicam o SEO do blog

Thiago Mobilon
Por
• Atualizado há 1 dia

Quando você escreve um post e cria links para vários artigos que podem interessar ao seu leitor, não espera que esses links possam mudar de direção algum dia, ou pior, serem retirados do ar. Mas acredite, eles vão.

E um link quebrado pode ser bastante frustrante para o leitor que precisava daquelas informações. Ruim para o leitor e igualmente ruim para o Google: Você sabia que links quebrados podem influenciar negativamente no rankeamento de uma página?

Remover esses links quebrados manualmente é uma tarefa impossível. Ainda mais em um blog do tamanho do TB que já tem mais de 7 mil posts publicados. Por isso fui obrigado a procurar uma solução automatizada e encontrei um este plugin para WordPress.

O Broken Link Checker varre todos os posts do blog em busca de links internos e externos. Então ele acessa cada link e checa o HTTP Status do link, criando uma lista que separa links quebrados e links que estão redirecionando para outras páginas.

Antes de você conferir link por link, o plugin já marcou todos com rel=nofollow, uma indicação para que os robôs de busca ignorem aquele link. Você também pode colocar uma cor diferente nesses links, para que o leitor entenda de cara que ele está com problemas. Eu gosto da solução padrão do plugin -> colocar um risco sobre o link.

Repare pela imagem que é fácil mandar o plugin remover todos os links quebrados de uma vez, mas esse processo é extremamente pesado, uma vez que o script precisa acessar todos os posts, remover link por link e salvar as alterações. Tente executar esse comando em pequenos grupos de links e vá aumentando aos poucos, ou você corre o risco de derrubar o seu servidor (isso se a execução do script não for interrompida pelo sistema).

Imagine que você criou um link que apontava para uma página sobre aceleração de prótons e alguns meses depois o dono da página resolve redirecionar aquela url para uma página com “Fotos da Sandy nua pelada e sem calcinha tomando devassa e falando que anal é coisa séria”.

Legal hein, champs?

Pode acontecer do seu leitor gostar mais dessa página do que da outra que você tinha linkado, mas quem certamente não vai gostar desse redirecionamento é o Google.

Na página de relatórios do Broken Link Checker você também encontra uma lista de links que foram redirecionados para outras páginas. Aí é só checar e decidir o que fazer com eles, no mesmo esquema dos links quebrados.

Este recurso também é muito útil caso você tenha mudado a URL de algum post do blog. Usando o campo de busca dá pra criar um filtro e ver apenas links internos. O próprio plugin consegue corrigir o redirecionamento para as urls certas.

Adeus links quebrados e redirecionamentos – seus leitores e o grande G agradecem.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thiago Mobilon

Thiago Mobilon

Founder & CEO

Começou a empreender aos 18 anos, fazendo manutenção de computadores e artes gráficas. Criou o Tecnoblog para ser uma espécie de laboratório, onde contaria as suas experiências com eletrônicos e, de quebra, poderia aprender sobre programação e servidores. No entanto o site cresceu rapidamente, se transformando em uma empresa de mídia digital.

Canal Exclusivo

Relacionados