O Chrome OS nem bem chegou ao mercado ou mostrou a que veio e alguns já mostram que têm planos ambiciosos (talvez até demais) para o sistema operacional peso leve do Google. O desenvolvedor François Beaufort postou no YouTube o que seria uma versão dele adaptada para tablets e outros dispositivos equipados com telas sensíveis ao toque. No vídeo, o sistema aparece funcionando com um teclado virtual nos mesmos moldes dos que podem ser encontrados no iOs e Android, sem outras modificações em sua interface.

Confira por si mesmo logo abaixo.


(Vídeo do YouTube)

Caso se tornasse realidade, o tal sistema poderia expandir suas (por ora limitadas) fronteiras e partir para cima até mesmo das versões 3.X do Android, o que não parece ser exatamente do interesse do gigante da web, já que o próprio sistema móvel do Google já tem uma plataforma suficientemente fragmentada entre suas versões.

Como bem lembra o Business Insider, uma versão do Chrome destinada à tablets tem grandes chances de não ser uma ideia das mais brilhantes: além de pedir constantemente por uma conexão à web para funcionar, o aparelho provavelmente chegaria às lojas por um preço próximo ao de concorrentes como o iPad, que na falta de acesso à rede pelo menos serve para uma partida de Angry Birds.

Aos interessados em testá-lo, François diz na descrição do vídeo como os desenvolvedores podem compilar e rodar sua própria versão do Chrome OS para tablets. É só questão de colocar o valor certo na variável e esperar a compilação terminar.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Caio Furtado
Feio. Só isso...
Yangm
O dia que nossos queridos desenvolvedores deixarem de ser porcos e começarem a fazer versões offline decentes como a do Angry Birds (que aliás é a única que tenho por aqui, o resto dos apps é apenas um link) o Chrome OS irá para frente, porém o próprio Google poderia contribuir com isso fazendo sua parte com seus próprios apps, e quem sabe um cache? É sério aqueles netbooks vão ficar com seus SSDs cheios de ar se não colocarem algo neles, é "muito" espaço para apenas raros apps com versão online e navegação.
@vitprado
Porque no "new tab" (não sei como chama aquela tela onde ficam os apps) tem DOIS "web store"???
Gb
Concordo com vc. Acredito que ainda não é o momento para S.O. ser 100% na nuvem.
@brunogdb
Visual melhor que o do Android 3.0, isso eu acho (é minha opinião, galera).
@pantthro
Massa, espero que rode na Acer W500!
Marcelo
Ainda falta muito!
AyslanDielf
Acredito e espero que essa ideia de Computação na nuvem não vá para frente, pq motivo vc daria suas informações mais preciosas para alguem tomar conta? Suas fotos, seus videos caseiros dentre tanta coisa, vc vai pedir para um estranho cuidar disso, sendo q a qualquer momento ele pode olhar seus arquivos, ou vazar para alguem[eu sei que vao falar no assunto de etica, mas uma coisa q não vejo muito hj em dia é etica]
Guilherme Mac
Não. Android tbm vai ser destinado aos tablets. A questão é o foco. Chrome OS é para nuvens e Android não.
Gustavo
Sairia mais caro por quê?
Anderson
Acho que não vai pra frente não, essa de internet 24 hrs é meio brabo ainda mais pra tablet
@mos_axz
Fiquei triste agora... pensei que sairia uma versão que preste do Chrome pra android... deixe o meu dolphin mesmo então... Agora cá entre nós: o Chrome OS praticamente já nasceu morto, afinal não é todo lugar do mundo que alguem poderia usa-lo produtivamente...
Gabriel
Hoje, para a atual realidade brasileira, também concordo que é uma lenda, mas eu não respondo mais pelo futuro da informática (lembra quando saíram os processadores de 1 GHz?)
@AntonioVeras
Sinceramente eu acho que este Chrome OS é só uma lenda. E, principalmente no Brasil, conexão 24 horas em diferenttes lugares, só em sonho.
Alexandre
O lance da computacao na nuvem ainda tem que quebrar muuuitos paradigmas, moral e etica. Portanto, é uma tecnologia interessante mas ainda nao se sabe se ou quando vai ser amplamente adotada.
Exibir mais comentários