Segundo o que me diz o Capitão Óbvio, tirar fotos aéreas normalmente requerem algum veículo aéreo, seja um helicóptero ou um avião aeromodelo. Mas uma dupla de hackers criou uma solução mais simples e mais barata. Vlad Gostom e Joshua Marpet apresentaram durante a Defcon 2011 um conceito de câmera que é disparada de um lança-granadas e envia as imagens que captura por sinais de rádio sem-fio direto para um computador.

Chamada de Firefly, a câmera foi feita para ser usada por soldados no campo de batalha. Eles miram o lança-granadas para cima, atiram e então começam a receber as imagens, proporcionando um raio maior de visão e permitindo que os soldados localizem possíveis emboscadas ou bases inimigas de maneira bem rápida.

Por enquanto a dupla ainda tem apenas um projeto em beta. A primeira tentativa foi de lançar uma câmera no formato de um sinalizador de 37 milímetros a 150 metros do chão, mas ocorreram várias falhas no caminho. Agora eles planejam aperfeiçoar o design, diminuir a altura máxima para 70 metros e vender o projeto a empresas bélicas. Já existe até uma israelense interessada, que chamou o conceito de “revolucionário”.

Apesar de não ser para o consumidor final, a Firefly também redefine a categoria das chamadas câmeras point and shoot. Principalmente na parte do shoot.

Com informações e crédito das imagens: TechWorld.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Caio Furtado
"tocar terror com meus amiguinhos" < HHHHHHHHHMMMMMMMMMMMMMM
j2k
o pior é que SEMPRE acaba caindo...
@brunogdb
Podia vender atirador de bonecos de pelúcia do Angry Birds, isso sim. Eu ia tocar terror com meus amiguinhos :P.
Gb
Nossa, se isso cair em mãos de pessoas mal intensionadas, muitas pessoas perderão sua 'privacidade' em casa ...
Marcelo
todo mundo é Hacker agora?
Alexandre
O pessoal do BOPE ia gostar de uma dessas
j2k
essa é a hora de postar "como ninguém tinha pensado nisso antes?"...
j2k
já ouviu falar em protótipo?
PiMan
Quero ver como fica a situação no campo de batalho se o inimigo executar rastreamento do sinal e localizar o ponto de lançamento da câmera.
John
Claro, já que é feito pra ser utilizado em campos de batalha, devia ter o formato de um pi.... deixa pra lá.
Alexandre
Cara. Alguém aí já jogou o Splinter Cell? Neste jogo há uma câmera que é disparada pelo protagonista e permite "visão além do alcance". É a vida imitando os jogos. O jogo é de Tom Clancy, renomado escritor (Caçada ao Outubro vermelho, Jogos Patriotas...) e consultor bélico. É realmente um conceito interessante o dessa câmera. Ver o inimigo sem ser visto e em segurança. Uma pena ser um artefato destinado a melhorar a capacidade do homem em matar o seu semelhante. Tomara que achem um outro fim ao conceito dessa boa idéia.
Yuri
Coisa mais imoral, não dava pra por um desing menos indecente? O.o
@AntonioVeras
Devia ter umas fotinhas aí para a gente ver como fica. Será que a imagem fica boa mesmo? E como faz para ela apontar a lente para onde se quer? Vai que ela caia apontando para cima.
@AntonioVeras
Refresh man.
@Guzats
Vai fazer sucesso com os paparazzi também...
Exibir mais comentários