Olhe bem para o seu contrato de internet banda larga, onde diz que seu provedor é obrigado a fornecer no mínimo 10% da velocidade contratada. Ligue para ele e espere na linha por minutos a fio. Fique com raiva quando o sinal tiver caído. Aproveite bem. Todos esses problemas vão se tornar mais raros já que as novas regras para regulamento da qualidade da banda larga podem entrar em vigor ainda esse ano.

Por enquanto só se trata de um projeto de regras, mas cobrem várias das reclamações dos clientes, que lemos várias vezes nos comentários do TB. Dentre elas estão a exigência de no mínimo 60% da velocidade média e 20% de velocidade instantânea, pontos percentuais que aumentam em 10% cada um com o passar dos anos.

O que isso quer dizer é que quanto mais anos de contrato você tem com uma operadora, maior vai ser o mínimo de velocidade que eles são obrigados a fornecer. No primeiro ano de uma conexão de 1 Mbp/s, por exemplo, a exigência mínima de velocidade instantânea seria de 200 Kbp/s. Um ano depois disso, passa a 300 Kbp/s e o valor cresce para 400 Kbp/s no ano depois dele.

Os usuários que moram em lugares distantes do país em que apenas uma operadora está disponível também têm o que comemorar. Com as novas regras, fica mais fácil e mais barato abrir uma operadora, o que aumenta a possibilidade de concorrência e faz os preços das conexões caírem.

A nova proposta vai ficar em consulta pública por 30 dias. Se for aprovada, as 13 grandes operadoras do Brasil (que tem mais de 50 mil clientes) terão 9 meses para se adequar a elas e deverão enviar relatórios de qualidade provando que estão cumprindo o combinado.

Sim, eu posso ter soado absurdamente otimista no primeiro parágrafo. Mas só porque tenho alguma esperança que as pesadas multas que a Anatel planeja aplicar no caso de descumprimento das regras sejam motivo o suficiente para as operadoras de banda larga agirem como devem.

Com informações: Gizmodo Brasil, Estadão. Foto sob licença CC de declanjewell no Flickr.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

MARCIO SILVA CORREA
Sou do Procon de Manhuaçu Minas Gerais, do setor jurídico, estamos tendo todo o tipo de dificuldades com a anatel, precisamos resolver, não temos um canal direto com esta péssima operadora, cobrança indevida, falta de atendimento ao consumidor, sem agencia de contato, largo tempo de espera no telefone. UM CRIME CONTRA A RELAÇÃO DE CONSUMO. PRECISO DE CONTATO URGENTE 33 84208241 - 91974313 MARCIO SILVA CORREA ADVOGADO PROCON MANHUAÇU
Antonio Quadros
Essas operadoras deviam ser processadas por isso! Estão enganando seus consumidores com omissão de informação e por passarem uma unidade de medida errada!
hermes.lopesf
O que mais irrita o brasileiro é este pacote de internet que é uma enganação total.Lembrando que isto é coisa de internet móvel , o cliente ouve uma propaganda" 1mega de internet pra você fazer isto ou aquilo " não explicam que isto é um pacote e que não dá pra nada. dái ele assina um contrato sem ter muito conhecimento e vai feliz pra casa, quando conecta o modem no notebook, navega uma meia hora e recebe uma mensagem [ seu pacote terminou ,sua velocidade vai ser de 128kbps até o dia tal[ dia de pagar a mensalidade e ter mais uma hora de internet e cair de novo em miséria com uma velocidade que não abre nem o google. eu nunca usei mas já experimentei a conexão vivo e é um lixo
Wallys Righi
E ainda axo que eu divido a internet com pessoal da rua toda porque horario de pico num da 4 mb de internet e tenho 10.
Wallys Righi
O certo seria as operadoras fornecerem a mais por ex; se tenho 10 mb de internet ja que hj elas oferencem uma taxa de variaçao de 40% e sao obrigado me dar 6mb e o consumidor pagar 10 e levar 6 essas bosta de operadoras robao 40 por cento da sua conta todo mes ou 30 vai saber ou ate mais 50 ,60 90 porcento como ja testei akii e vii e vc tem que pagar a conta de 100 % . Porque essas merdas alem de te roubar, pq nao te oferece os 30 ou 40 % porcento a mais de 10 mb ficaria com 13 ou 14 mb e tiraria esse roubo ou coloquem 15 ja que nao tem 13 ou 14 e botasse como 10 mb e ficaria sem variacao . vamo acorda ai brasil o povo brasileirooooo e roubador por esses monopolio que hj nem as operadoras nao sao e sim a propria anatel que ganha em cima e nao venha me disser que resolvi problema e tal resolver resolvi mais quero ver e acabar com o problema . Porque hj o serviço de banda larga no brasil ta entres as 10 maiores reclamacao no brasil . E oque els fazem ,fazem porra nenhuma .ACORDA isso sim esses fdp cambada de ladrao operadoras de telefonia e Anatel.
@
Rafael, tenho uma dúvida, quer dizer que eu tenho + de 4anos de speedy, então a operadora deve fornecer agora 40% da conexão contratada que no meu caso é de 1 MEGA, logo, p/ download eu baixaria 400kps?? As operadoras, atualmente, fornecem no minimo 10% da conexão contratada= 125kbps, se eu tenho direito a 40% não seria no minimo 175kbps?Pq 400kbps equivale a 4 MEGA.Fica essa dúvida.
@niickita_
já tive que passar uns bons bocados com a internet da Oi, mais digamos que +- uns dois anos pra cá não sei dizer exatamente a data, só me recordo que foi quando troquei meu plano de 10mbps por um de 1mbps depois de cansada por pagar 10 e receber 4-5 e um dia de sorte 6.. baixei o meu plano e a situação melhorou ._. comecei a receber o 1mbps 24horas do dia, sim eu não desligo meu computador e deixo programado pra fazer teste de internet enquanto eu dormia.. hoje em dia não posso reclamar pago exatamente 39,90 por 1 mega da oi e recebo a velocidade contratada :)
Caio Furtado
Não é o que eu esperava mas já é um começo.
Ibraim (T)
Falar verdade não sei porque usar bits na velocidade de conexão se o download mostra em Bytes.
Ibraim (T)
Se for seguir a lógica do Byte ser 8 bits... Assim, 100 KBps seriam apenas 800 Kbps, não o 1 Mbps prometidos.
Rafael The Mist
Multas pesadas da Anatel? Aham...
Jean
Espero que dessa vez a internet melhore de vez no nosso país!
Eddy
Faltou colocarem esses dados no post...
@kerlei
Eu trabaho em um pequeno provedor de internet e seu as dificuldades que existem na infraestrutura de internet. Mesmo com toda essa euforia pelo projeto eu sei que a qualidade da internet no Brasil tem pouco ou nada haver com os provedores ou mesmo as operadores. É politica! Não se iludam! Pão e circo é por isso que estão lutando. Se a batalha travada na fonte(infraestrutura) for vencida, a guerra estara no fim. Antes disso serão projetos, liminares, prorrogações etc...
@michelblopes
Acho que você entendeu errado, meu caro. Não sou contra a privatização do sitema. Pelo contrário, sou muito favoravel, desde que haja coerência. Não é lógico entregar toda a infra da Telesp para uma empresa apenas. E devem ser impostas regras e metas de investimentos. Mas como a maioria aqui ama ser cliente da Telecomica. =P
Exibir mais comentários