Início / Arquivos / Internet /

Gmail libera painel de visualização no Labs

Recurso em caráter de testes permite visualizar a lista de mensagens e seu conteúdo na mesma tela.

Thássius Veloso

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

O Google apresentou uma forma diferente de ver mensagens no Gmail. Em vez de clicar no assunto do email e ver a conversação (thread, na terminologia em inglês) tomar conta da página, o usuário ganha a opção de visualizar a listagem de e-mails e a mensagem atualmente aberta na mesma tela. O recurso foi liberado por meio do Gmail Labs, a área do webmail destinada a experimentações (procure por Preview Pane).

Aqueles leitores do Tecnoblog que já usaram o Outlook sabem do que eu estou falando. Com o painel de visualização na horizontal, a área onde normalmente o Gmail apresenta a listagem de mensagens é dividido em dois. Na parte superior, a lista de mensagens continua aparecendo como antes. Na parte inferior, o conteúdo do email selecionado é exibido. Se houver mais de um email naquela thread, todos são exibidos.

Gmail: painel horizontal ativado | Clique para ver maior

A exibição de painel na vertical me lembrou do Hotmail em sua interface mais recente — outro produto da Microsoft, como o Outlook. Nessa modalidade de visualização, a tela do Gmail é dividida verticalmente em três faixas: a primeira com o menu tradicional, a segunda com as mensagens, e a terceira exibindo o conteúdo do email escolhido (da esquerda para a direita).

Gmail: painel de visualização na vertical lembra Hotmail | Clique para ver maior

A visualização vertical deve interessar mais a quem tem um monitor com resolução maior. As mensagens ficam esparramadas na tela, satisfazendo o usuário que investiu num equipamento com proporção widescreen.

Ambas as visualizações exibem o People Widget na lateral direita, com informações sobre os contatos envolvidos na thread e (claro!) um espaço para propaganda em texto.

Depois de ativar o painel de visualização, a área de configurações do Gmail apresenta um item com opções de marcar a mensagem lida após um determinado período de tempo. “Após 3 segundos” aparece marcado para todo mundo, mas o usuário pode trocar para “imediatamente”, “após 1 segundo” ou “nunca”.

Embora esteja acostumado à interface padrão do Gmail, penso em dar uma chance à visualização com painel horizontal. É um jeito interessante de exibir a minha Inbox, ainda mais para o email pessoal, que não recebe uma enxurrada de novas mensagens todo dia (diferentemente do email corporativo).