O Skype, aquele serviço de VoIP recentemente comprado pela Microsoft, está assumindo a posição de apoiador do codificador VP8, apresentado pelo Google no ano passado. Deve ser a primeira vez que a tecnologia é usada em massa por uma grande fabricante de software. Talvez você esteja tirando proveito do VP8 sem saber, inclusive, visto que o codificador está presente na versão mais recente do Skype.

Skype: você nem sabia, mas estava usando o VP8 do Google

Posto de maneira simples, o VP8 é a tecnologia utilizada para comprimir as imagens capturadas com a webcam do computador. Quanto menores forem os pacotes de arquivo transmitidos, melhor é o codificador (encoder). No entanto, é preciso levar em consideração a qualidade das imagens transmitidas – não adianta não ter um codificador superpoderoso que entregue imagens que mais parecem borrões criados com a ferramenta de blur do Photoshop.

O VP8 do Skype está na versão 5.5 do aplicativo, disponível para quem tem Windows em seu PC. Seu uso é automático, mas depende do interlocutor (ou interlocutores) também ter o Skype 5.5 para Windows instalado. O VP8 funciona em vídeo-chamada para uma pessoa só ou em vídeo-conferências, quando mais de um contato participa. Nesse caso, é preciso que todos os contatos conectados ao bate-papo utilizem a versão mais recente do Skype.

Ganhando um apoiador de peso como o Skype, pode ser que o Google tenha encontrado uma maneira de deslanchar o seu decodificador. O VP8 faz parte da iniciativa WebM, liderada pelo gigante das buscas, que tem o objetivo de criar protocolos e tecnologias que tornem a web mais rápida e aberta. O padrão de imagens .webp é criação deles.

Com informações: GigaOM

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Caio Furtado
Somos dois.
@AntonioVeras
Compartilham quando não tem o poder para processar. :D
Patrick
Amigo a microsoft ainda não tem controle sobe o skype, então no caso é a equipe da propria skype.
Patrick
KKK o engraçado é que os postes falando do skype tem que o comentario "recentemente comprado pela Microsoft".
Alexandre
Na industria de informatica, todos se processam ao mesmo tempo que compartilham tecnologias...
Marcelo
Se for para melhorar as chamadas eu aprovo! Abraço!
xrenan
hmm... interessante. Novos tempos[2] obs: Teve mudança na home no Tecnoblog ou é algum erro de CSS ou do Chrome?! someone else?
Yangm
Ou seria o fim deles?
Gilmar Machado
Microsoft "indiretamente" usando algo criado pelo Google. Novos tempos.