Todos os tipos de organizações que, de alguma forma estão conectadas na internet, estão suscetíveis a ataques de hackers. Algumas aprenderam isso da pior maneira possível, como a Sony. Outras estão prestes a aprender, se não tomarem as devidas precauções. É isso que afirma um relatório da empresa de segurança McAfee, que divulgou hoje seus achados sobre o maior ataque virtual a empresas já feito: ele durou pelo 5 anos.

Segundo o relatório da empresa 72 organizações já foram atacadas e tiveram seus dados roubados nos últimos 5 anos, embora não seja possível dizer se eles começaram a acontecer. E todas foram alvos de um grupo de hackers apenas, usando um método de ataque único em uma operação que foi chamada de Shady RAT. A McAfee diz ainda que o tamanho total de dados já capturados pelos hackers pode passar da casa dos petabytes (1000 terabytes).

Para descobrir a operação os pesquisadores da empresa se infiltraram dentro de um servidor responsável por receber e enviar os comandos de ataque dos hackers. Lá eles capturaram os logs que mostraram alguns detalhes de cada ataque realizado. Na lista de 72 organizações atacadas estão as Nações Unidas, agências de mais variados governos e firmas de segurança e diversos países.

A McAfee também afirma que não é possível dizer com certeza qual atitude as empresas tomaram diante dos ataques. A grande maioria, no entanto, ao invés de investigar o vazamento de dados e alertar as autoridades, prefere apagar os vestígios do ataque, consertar a falha que o permitiu e seguir em frente como se nada tivesse acontecido.

O nada assustador relatório sobre a Shady RAT está disponível nesse arquivo PDF.

Com informações: PC World.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Caio Furtado
MAS O QUE?
@roneamabile
Não concordo nem discordo.. muito pelo contrário.
@JaacksonXavier
É, já pensei isso mesmo mas na verdade oque diferencia é a índole do sujeito e o nível de ética/conhecimento dele, logo, em conhecimentos Hacker = Cracker, logo não seria injusto nem errado dizer que um ataque desse foi encabeçado por Hackers da Informação, mas claro, seria bom o a grande massa saber que existem Hackers Éticos, os famosos Ethical hackers, que ajudam em auditoria em empresas e diversas coisas mais.
j2k
Só um ataque na China e nenhum no Brasil... Porque será? hehehe! realmente, a guerra cibernética mundial está aí...
@trovalds
Enquanto isso vamos persistindo no erro. São crackers, pelamordedeus!
@jacksonbelmiro
"ele durou pelo 5 anos." Não seria pelo menos...
@matmafra
E isso é apenas o começo da guerra, caros amigos. Apenas o começo.
Turdin
OH...WAIT...WHAT?!
Seqko
Nossa me ardeu a alma ouvir/ler isso ! Acho q nem uma ostra em coma pensaria algo assim!!!
John
Cara, mas que M**** você está falando?
Emmanuel Fotógrafo
Julian Assange mandou um abraço!
@denys_abner
Ahh sim poxa, 5 anos... Li 5 min... '='
@denys_abner
Caramba, já estamos nessa ordem de grandeza ? D:
paulorazia
Nuss, haja HD para gravar isso tudo. E se o ataque tivesse sido por 1 hora??? era 1000000000000000000000000000Terabytes?