A revelação do Nintendo Wii U trouxe um novo paradigma ao campo de videogames. Com ele, o controle do console passou a complementar a experiência que você vê na TV, se tornando parte integral dele por ter uma tela independente além dos próprios botões. A Sony se interessou por esse conceito e, ao que parece, deve experimentar com esse tipo de interação com o lançamento do PS Vita, seu próximo portátil.

Durante sua Developer Conference desse ano, a Sony revelou que donos do PS3 que também tiverem um PS Vita vão poder usar o portátil como controle, além de poder receber informações de jogos direto do PS3. Com isso os gamers poderão usar não só os controles do portátil como também a sua tela, o giroscópio e o campo sensível ao toque traseiro para interagir com os jogos.

Leia mais | Em mãos com o PlayStation Vita na E3

Até agora a única interação entre o PS3 e o PS Vita que a Sony havia revelado era de que o portátil seria compatível com o Remote Play, protocolo que permite que vídeos armazenados no PS3 sejam tocados via rede.

E se você acreditar nos folhetos internos que vazaram da Blockbuster do Reino Unido, o PS Vita vai chegar nas prateleiras no dia 28 de outubro custando pouco mais de 229,99 euros (R$510,00) na versão WiFi e 279,99 euros (R$623,00) na versão com 3G e WiFi. A Sony não confirmou ainda as informações de lançamento.

Com informações: Eurogamer, IGN.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Sílvio José
Olha só pessoal. Até agora eu não ví nenhum pronunciamento oficial da Sony anunciando que o PS Vita irá realizar as mesmas coisas do Wii U. Tudo bem, poderemos pausar o jogo no PS3 e continuar no PS Vita isso eu ví funcionando. Mas só funciona para alguns jogos e jogos exclusivos da Sony. O Wii U não só dá para continuar jogando no controle como utiliza-lo como um complemento ao jogo. Esse complemento eu não ví nada no PS Vita ainda, acredito que uma atualização resolva mas a Sony precisa correr atras disso e mostrar funcionando o quanto antes e mostrar também como resolverá a questão dos botões R1, R2, L3 e R3. A Nintendo sempre tem boas idéias, não vejo problema nenhum em a Sony copiar o mercado é assim mesmo. De repente o PS Vita pode ter uma diferença por causa da sensibilidade atrás do portátil, e isso também foi uma idéia muito legal. Tenho Sony e Nintendo e uso ambos na mesma proporção.
Caio Furtado
Copiar e melhorar é diferente.
Marcio Neves
Mas o resistivo é mais barato, e ela sempre pende para o menor custo possível, dentro da qualidade que ela quer entregar. E apesar de ainda não ter preço definido, ele já será relativamente "salgado", para um console da Nintendo. Ela não podia se dar ao luxo de encarecê-lo ainda mais
@danielneves
Preço Vita+PS3 > Preço Wii U + Nintendo 3DS ;)
@danielneves
Nada ainda é definitivo no Wii U, ainda tem cerca de um ano até seu lançamento. A vantagem de poder usar Stylus faz a diferença em muitos jogos, podendo adicionar mais ao jogo que uma tela multitouch. A ideia é mais controlar pelos botões, não por toque.
Marcio Neves
Mas era diferente: era um mesmo jogo, na versão Vita e Ps3. Jogava no Vita, salvava online, saía do Vita e ia para o PS3 e lá estava o jogo do ponto onde você parou. Essa proposta aí é do Vita agir como tela secundária e joystick (mas sem L2/R2) do PS3
Marcio Neves
NES - 15 de Julho de 1983, no Japão Master System - 20 de Outubro de 1985 (ainda com o nome Mark III) SNES - 21 de Novembro de 1990 Mega Drive - 29 de Outubro de 1988 Eu considero isso um empate técnico :)
Marcio Neves
Qual a novidade? Logo após a conferência da Nintendo sobre o WiiU a Sony já se pronticiou em pronunciar que daria para fazer algo semelhante com o Vita+PS3. A diferença é que Preço(Vita+PS3) > Preço(WiiU), né? :D
Diego Manoel
Não se eu entendi errado, mas já existia uma certa interação entre o PS3 e PSP, em algum jogo de corrida, o PSP pode ser usado como retrovisor do carro, já no SingStar, o PSP pode ser usado como uma tela auxiliar para escolher as músicas.
Alexandre
Se for um pouco melhor do que como o DS com o wii, tah valendo, diversao garantida
Diones Reis
Vai me dizer que a Nintendo não copiou a Sega ao lançar os seus primeiros consoles de 8 e 16 bits?
@thiagoleite
Meio furado isso, pq vc não vai ter que comprar um controle tablet (ele já vem incluso no Wii U). E vale lembrar que já há rumores do PS4.
123456789
Nada se cria, tudo se copia! Vai sony, copia e melhora as tranqueiras da nintendo, futura sega!
Guilherme macedo
Pra mim isso foi um erro da Nintendo... As melhores telas touch são capacitivas e ela coloca uma tela resistiva... Mas vamos ver no que vai dar...
bawlaw
olha acho que ja tinha saido num post aqui antes.. de um tablet, nao se se era o iPad rodando em conjunto com o Xbox 360, tinha ficado bem legal, apesar de precisar de melhorias.. mas...já podemos ver o futuro a partir dai.
Exibir mais comentários