Início / Arquivos / Internet /

Que tal ter o endereço aplicativo.app?

Thássius Veloso

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Com a flexibilização das terminações de domínio, aprovada pelo ICANN em meados desse ano, ficou muito mais fácil registrar sites como ou . O próprio nome do assunto poderia ser o TLD, forma técnica de chamar a terminação. Um grupo de desenvolvedores já pensa inclusive em como tirar proveito das novas regras para estimular a disseminação de aplicativos. Eles querem comprar a terminação .app.

O Projeto .App tem como objetivo garantir que os responsáveis por ele operem o registro de sites terminados em .app. Digamos que os criados do Angry Birds queiram um domínio similar ao jogos. Eles poderiam tranquilamente ficar com o . Assim, qualquer pessoa que acessasse o endereço saberia, logo ao ver a URL na barra do navegador, que se trata de um aplicativo.

Custa caro

Ideia boa na cabeça, mas falta o dinheiro na mão. O ICANN, autoridade máxima em assuntos de endereços de internet, prevê que o registro de novos TLDs comece em janeiro. Até lá, o Projeto .App precisa arrecadar uma bela fortuna.

O ICANN bem liberou os variados TLDs, mas vai cobrar caro por isso. A taxa para que o órgão apenas avalie se a terminação .app tem futuro custa 185 mil dólares (cerca de R$ 283 mil). Caso o TLD seja aceito – o propósito dele é interessante, então é provável que vá para frente –, o Projeto .App tem que arcar com mais 350 mil dólares (R$ 537 mil) de custos técnicos para finalmente começar a registrar os domínios .app.

Se você é desenvolvedor interessado no projeto ou não tem nada a ver com essa história de código-fonte mas simpatizou com o final .app, pode saber mais sobre como financiar o Projeto .App acessando o site deles. Olha aí o crowdfunding em ação mais uma vez.