Mais de 210 milhões de linhas telefônicas móveis estão em operação no Brasil. De acordo com dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para o primeiro semestre de 2011, há no total 217,34 milhões de acessos móveis. Mais um recorde dos brasileiros, que desde sempre são viciados nessa coisa de celular – ainda mais porque existem as opções de linhas pré-pagas, como você bem sabe.

A Anatel diz que são 210,69 milhões de linhas específicas para celulares (somando CDMA, TDMA, GSM, e WCDMA). Os outros 6,65 milhões de acessos dizem respeito a terminais de acesso, o que normalmente caracteriza os minimodens 3G utilizados acoplados a notebooks e netbooks principalmente.

Pelos dados da agência, a teledensidade brasileira está atualmente em 111,62. Isso quer dizer que existem 111 acessos móveis para 100 habitantes. No entanto, a média não reflete grandes diferenças que podem ser verificadas ao analisar a teledensidade de estados ou mesmo de regiões. Na região Nordeste a teledensidade calculada é de 95,91, bem inferior à de Pernambuco, estado que faz parte do Nordeste e registrou índice de 112,36.

A Vivo é a empresa de telefonia celular com maior participação de mercado, respondendo por 29,47%. Em seguida aparecem Claro e TIM na segunda posição, empatadas com 25,55%. A Oi concentra 19,1% do mercado de telefonia. Somadas, CTBC e Sercomtel não chegam a 1% do total de acessos móveis.

Ah, para quem duvida do sucesso do pré-pago: essa modalidade de acesso móvel é a preferência de 81,85% das linhas em operação no Brasil.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Caio Furtado
Empatar em qualidade que é bom, nada né...
Rafael
Olha vocês estão de papo furado... Se nada funcionasse não seria tão utilizado como está agora, empatada com a Claro (subindo pois antes a TIM era a terceira)...
Alexandre
Interessante que o mercado está bem dividido, nao tem uma operadora muito maior que a outra, e nem menor. Isso eh bom para nos clientes. Sobre a teledensidade, o que mais me preocupa eh que o folego e a fome do consumidor ainda esta em ascendencia, e assim ficara por mais pelo menos 5 anos. O que as operadoras estao fazendo para aumentar e melhorar a rede? Uma nota no jornal da band ontem fala exatamente isso, sobre a "teledensidade" e justamente que a rede ta no gargalo...
Thiago Sabaia
Ultimamente estou usando mais a Tim do que a Claro.
Moisés Rodrigues Alves
Eu tenho 3 operadoras pré a VIVO, TIM e OI, a Tim funciona muito bem, simpatizo mais com ela do que com as outras e sempre foi assim. Tenho também um plano de modem 3g na tim de 79,90 que fala que é 2gb de cota, mas eu baixo mais de 30 gb por mês e continua sem redução de velocidade, a média de velocidade aqui no grande vitória no espirito santo na tim é de 2 a 6 Mbps na tim.
Yangm
Não conheço essa história da ligação cair depois dos 5 minutos, eu converso por horas com uns amigos do nordeste, e até tenho que inventar desculpa para desligar, porque não cai. Quanto à internet, realmente é lenta, e apenas nos poucos pontos 3G de Taubaté (cidade mais invisível que o Acre) ela pega mais ou menos. Pelo preço a gente engole a qualidade.
@michelblopes
*ninguém vê
@michelblopes
Saneamento básico fica enterrado, ninguém e por isso não dá voto.
Ramon Melo
Olhando os links relacionados, acabei de perceber: em um ano, foram ativadas 30 milhões de novas linhas de celulares. Quando chegaremos finalmente no limite? Nesse ritmo, haverá 2 celulares para cada brasileiro, enquanto 1/3 da população continua sem saneamento básico.
@lucasmcl
Eu era cliente Vivo pré e via meus créditos mensais irem pelo ralo em menos de 15 dias, pq as tarifas pré são bem caras. Esse mês migrei pra TIM junto com a minha familia com o Liberty e creio que foi a melhor escolha, falo com qualquer tim ilimitado por R$40 cada. O serviço não me deixou na mão ainda.
Matheus Oliveira
Para quem faz muita ligação é vivo e pra quem usa muito a internet é claro. Todo mundo que conheço que tem tim reclama da qualidade de ligação e internet. Internet da vivo tem a banda pequena. Claro pouca gente usa e a qualidade das ligações também não é das melhores. Quanto a Oi os seus preços estão mais para o absurdo do que para o patamar Brasileiro.
bawlaw
éé.. tb não posso reclamar.. tambem.. uso tão pouco o celular.. q n tenho uso suficiente para encontrar defeito.
@michelblopes
Olha, aqui na Zona Leste de São Paulo o 3G da TIM não me deixa na mão. Assim, não é a coisa mais veloz do mundo, mas pelo preço vale a pena. Minha namorada também migrou pra TIM e até meu Nextel logo mais vai para o saco. Nunca enfrentei este problema da ligação cair. Tive uma bela economia por um bom serviço, na minha opinião. A Oi é sem condições. Sinal péssimo e uma porcaria de 3G por uma fortuna.
Matheus gomes
A TIM é um ruim quando se trata em internet em vários locais que outras operadoras se conectam via edge a TIM se conecta via gprs e fora problemas que o usuário acaba tendo. A claro já neste ponto e bom,tem uma velocidade de internet superior a da TIM em alguns momentos, mas fora isto as duas operadoras sao boas,e merecem estar em segundo lugar,planos excelentes atendimento tranquilo e outras coisas.
Vinnicius
Se a Internet funcionar... Só abre o Google!
Exibir mais comentários