Aquela nostalgia de carregar consigo um CD antigo e, numa viagem mais longa, escutar as tradicionais 14 faixas está com os dias contados. Ao menos para os compradores de veículo da Ford Motor Company. A empresa comunicou nos Estados Unidos que está desistindo de vez de incluir o CD player nos novos carros que estão para sair. Em vez disso, os carros da Ford terão facilidade para que os passageiros (e o motorista) possam ligar seus próprios aparelhos reprodutores de música.

Adeus, CD

Cá no Brasil, se deixar, as empresas vendem os carros sem as rodas – tornando esse item como opcional. Lá nos States o buraco é mais embaixo e as montadoras sabem que certos recursos estão longe de serem opcionais (embora sejam dependendo do modelo, que fique claro). É justamente do entendimento dessa lógica que a notícia dada pela Ford choca.

Basicamente, uma das maiores empresas de automóveis do mundo está acenando “adeus” para a velha mídia física do CD. E que venha o MP3!

No lugar do CD player, a Ford promete incluir uma entrada USB. Por meio dela, os passageiros (e o motorista) terão seus acervos musicais a um cabo de distância. Esse tipo de recurso está presente em CD players vendidos atualmente no Brasil. Nos novos veículos da Ford, será apenas o USB.

Leia mais | A tecnologia por trás dos carros ecologicamente corretos

De acordo com a Ford, os iPods, iPhone e iPads também poderão ser conectados ao sistema de som do carro. Eu me pergunto como será o aplicativo que vai ler os arquivos dos iDevices e organizá-los, tendo em vista que os arquivos de MP3 e AAC aparecem completamente embaralhados na estrutura de pastas que a Apple usa.

Com informações: The Telegraph; foto: Flick – eddie.welker.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

JoseRenan
o suporte à ogg vorbis é escasso mesmo, mesmo ele sendo SL..
JoseRenan
normal, hoje cada vez mais os CDs estão sendo postos de lado..
Vinnicius
Já vi som automotivo sem CD-player. Eu prefiro o pendrive. Sobre o problema da qualidade usar arquivos MP3 de 256kbps ou 320kbps melhoram e muito a qualidade do áudio. E essa é para os que calculam centavo por centavo do preço de um carro: Sem o CD player o preço cai um pouquinho :)
Yangm
Não pretendo comprar um carro da Ford desse jeito. Assim não pode, não vai dar! Sou de menor.
Yangm
Sou mais meu pendrive com músicas a 328kbps :P
Yangm
MACFAGS o alimento dos trolls.
@virsso
como assim? eles vão colocar um radio sem o drive slot-load? porque atualmente tem dentro do porta luvas um cabo usb femea e um conector de 30 pinos pra ipod e cia... se for só tirar o drive de cd ficaria bom... nunca usei ele mesmo...
Fabio Luiz
Esqueci de comentar que a compatibilidade também serve para carregar o iDevice via USB. Tudo o que falei serve também para o Blackberry.
Fabio Luiz
"Eu me pergunto como será o aplicativo que vai ler os arquivos dos iDevices e organizá-los, tendo em vista que os arquivos de MP3 e AAC aparecem completamente embaralhados na estrutura de pastas que a Apple usa" ==> Imagino que da mesma maneira que os rádios automotivos da Sony funcionam: Listas ou na ordem do álbum. O rádio automotivo que tenho (modelo MEX BT4707C) usa uma interface horrível e não tem a qualidade de som que eu esperava, mas tem o selo "Compatível com iPod/iPhone", que foi o fator decisivo para compra. Até as ligações telefônicas eu recebo por ele via bluetooth (enquanto o iPhone está no bolso) ;)
ricardo
Seria melhor que deixassem o CD-player e incluíssem uma porta usb, assim agradariam a todos. Melhor ainda se colocassem uma entrada auxiliar analógica (com conector p2), pois assim os clientes não precisariam se preocupar com o formato dos arquivos; eu, por exemplo, tenho minha coleção de músicas em OGG Vorbis, formato que provavelmente não é suportado pelo player* da Ford, mas que poderia ser reproduzido em um player portátil. *Tenho um cd-player H-Buster (HBD7100) que suporta OGG Vorbis, mas isso é raridade.
j2k
caramba esse recurso é louco hein!! não conhecia...
Rodrigo
Há algum tempo só uso pen-drives, cartões USB e bluetooth no som do meu carro, embora o dvd player esteja lá.
Fredson Sousa
Olá Thássius, a Ford já usa a tecnologia é o My Connection, que alias é o único que conheço que tem total compatibilidade com o iPod, podendo acessar todo o conteúdo do iPod pelos controles de rádio (botoes no volante) ele também reconhece a porcentagem da bateria do iPod e se estiver abaixo de 30% ele carrega a bateria do iPod.
Thássius Veloso
Sem dúvida, Aline. A minha curiosidade é sobre como a Ford vai implementá-la nos novos veículos sem CD player.
Patrik
Em um CD de MP3 cabem mais de 140 músicas, a 128kbps.
Exibir mais comentários