Normalmente vemos gadgets transparentes como conceitos distantes de se tornarem realidade. Alguns até foram demonstrados no passado, como na CES de 2010 em que a Samsung demonstrou o IceTouch, que acabou na lista de vaporware. Mesmo assim, uma importante parte dos componentes eletrônicos ainda não chegou a ponto de ser tão transparente quanto a tela: as baterias. Se depender dos cientistas de Stanford, no entanto, isso pode mudar em breve.

A tecnologia que permite telas transparentes já foi inventada e aperfeiçoada bastante, mas as baterias de onde elas tiram energia usam eletrodos que são feitos de materiais opacos e espessos, algo que está bem longe de ser remotamente translúcido. Yi Cui, líder de pesquisa do grupo, teve a ideia de comprimir eletrodos em uma rede fina de 35 micrômetros. Com essa espessura, o olho humano não enxerga os detalhes e ela parece ser transparente.

O resto da dela, como o componente condutor e o invólucro, já têm materiais transparentes, então foi só uma questão de juntar todas as peças e estava criada a primeira bateria de íon de lítio que você vê acima. Ela consegue deixar 60% da luz passar, segundo Cui, o que não é exatamente ideal mas é o bastante para a leitura, por exemplo.

Veja abaixo um vídeo (em inglês) em que dois dos pesquisadores responsáveis pela sua criação explicam mais detalhes da bateria.


(Vídeo no YouTube)

Cui já disse que enviou o pedido de patente para o escritório e garante que a tecnologia por trás da fabricação da bateria pode ser facilmente escalada. E ele já sabe com quem conversar depois que isso acontecer: “Eu quero falar com Steve Jobs sobre isso. Eu quero um iPhone transparente!”.

Com informações: Stanford News.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Caio Furtado
Em vez disso, poderiam investir numa bateria com autonomia melhor ¬¬
Yangm
Quantas pessoas se importam com o visual da bateria? Por mim, se vendessem celulares transparentes e essa bateria durasse menos eu iria colocar uma bateria bem visível desde que precise menos de tomada.
Vinnicius
Concordo com o @xrenan, a estética está ótima, agora só falta melhorar seu funcionamento geral. Não adianta nada ter um celular transparente que precise de carregamento a cada 5 minutos ou meia hora. Eles devem pensar em melhorar a estética sim, mas sem deixar de lado o essencial e necessário: Dure mais tempo longe de uma tomada, não esquente muito e seja menor. iPhone transparente, é só deixar o Steve Jobs tentar afinar mais que fica invisível xD
@xrenan
Excelente ideia. Se ela durar mais do que a tecnologia atual. Se ela for menor e mais leve. Se exigir menos recarga. Se aquecer menos. Se recarregar com o sol... Esteticamente OK, mas sem muito fundo prático...
Alex Ribeiro
Eu não quero uma bateria transparente, quero uma que dure uns seis meses para pedir carga novamente, isso sim seria perfeito.
Marcelo
Concordo plenamente! não é essa característica que esperamos de uma bateria...
Turdin
Parece legal, mas eu ainda preferia bateria com maior duração do que com apelo estético =/
Alexandre
Celular transparente me parece uma pessima ideia, é muito facild e perder :P
Fred @marvila
Apesar de transparente, imagino que a bateria custe uma grana preta >.<
Gabriel Fernandes
Compra um verde-cana com amarelo e coloca um tom alto e irritante, jamais ira perder!!! rsrsrs
@rubensbrilhante
Mas dura mais, menos ou igual as outras baterias? Porque se for só estética eu prefiro que inventem uma bateria preta fosco que seja fina e suporte mais carga que as atuais.
Pedro
Meu celular é preto e eu já perco toda hora. Imagine transparente.
Marcelo
Depois da tela transparente já era hora de outras partes ficarem transparente também... mais a Bateria foi demais!