Início / Arquivos / Antivírus e Segurança /

Morte de Amy Winehouse vira tema de scam

Thássius Veloso

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Morta no sábado, a cantora Amy Winehouse já se tornou tema para diversos scams circulando na internet. Usuários maliciosos têm se aproveitado da curiosidade do público para disseminar pragas e direcionar acessos para páginas que, na verdade, não apresentam qualquer tipo de conteúdo sobre a morte fatal da artista. E detalhe: o Facebook está entre os sites mais usados para esse tipo de prática.

É sempre assim. Se algum assunto entra em evidência, os criminosos já partem para usar esses assuntos para práticas maliciosas. Situação similar à da morte de Amy Winehouse se deu faz duas semanas, quando o mundo aguardava a estreia do último filme da saga Harry Potter – e os scammers usaram o assunto em suas tentativas de fraude.

A empresa de segurança Sophos detectou as tentativas de scam que você vê nas imagens abaixo. A recomendação da companhia é que os usuários não cliquem nos links. Como adição, eu sugiro que denunciem os aplicativos estranhos que por ventura estejam disseminando.

"Amy Winehouse Vídeo da Noite Anterior à Morte" (divulgação/Sophos)

"Vídeo que vazou!! Amy Winehouse usando crack horas antes de morrer" (divulgação/Sophos)

As mensagens prometem vídeos com as últimas horas de Amy Winehouse, supostamente consumindo crack antes de morrer. Não preciso nem dizer que é tudo mentira. “Scammers são como urubus, se alimentando de tragédias como a morte de Amy Winehouse ou os terríveis eventos na Noruega.”