Morta no sábado, a cantora Amy Winehouse já se tornou tema para diversos scams circulando na internet. Usuários maliciosos têm se aproveitado da curiosidade do público para disseminar pragas e direcionar acessos para páginas que, na verdade, não apresentam qualquer tipo de conteúdo sobre a morte fatal da artista. E detalhe: o Facebook está entre os sites mais usados para esse tipo de prática.

É sempre assim. Se algum assunto entra em evidência, os criminosos já partem para usar esses assuntos para práticas maliciosas. Situação similar à da morte de Amy Winehouse se deu faz duas semanas, quando o mundo aguardava a estreia do último filme da saga Harry Potter – e os scammers usaram o assunto em suas tentativas de fraude.

A empresa de segurança Sophos detectou as tentativas de scam que você vê nas imagens abaixo. A recomendação da companhia é que os usuários não cliquem nos links. Como adição, eu sugiro que denunciem os aplicativos estranhos que por ventura estejam disseminando.

"Amy Winehouse Vídeo da Noite Anterior à Morte" (divulgação/Sophos)

"Vídeo que vazou!! Amy Winehouse usando crack horas antes de morrer" (divulgação/Sophos)

As mensagens prometem vídeos com as últimas horas de Amy Winehouse, supostamente consumindo crack antes de morrer. Não preciso nem dizer que é tudo mentira. “Scammers são como urubus, se alimentando de tragédias como a morte de Amy Winehouse ou os terríveis eventos na Noruega.”

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Caio Furtado
SCAM?
Yangm
Eu quando estou afim de sacanear algum hacker geralmente uso uma VM com antivírus.
Yangm
SPAM: Stop Posting Anywhere Man. Também é uma marca de sardinha. Scam: De forma resumida um jeito fácil de fazer curiosos pegarem seu vírus.
@AntonioVeras
Phishing scam.
Rodrigo
"As mensagens prometem vídeos com as últimas horas de Amy Winehouse, supostamente consumindo crack antes de morrer. Não preciso nem dizer que é tudo mentira" Morreu tomando água mineral, com certeza... :)
Marcelo
é diferente, o SCAM é quando se cria uma página fake para atrair os usuários através dos motores de busca...
Rodrigo
Isso já não tinha o nome de Phishing?
Marcelo
Se existe a produção é porque existe a demanda! muita gente ainda cai nisso!
Denis
Acho bem feito pegar vírus quem clica, nunca acredite em nada q você recebe de notícia, só dos q você assinou \o/.
bawlaw
o que mais me surpreendo éé que passou a vida toda dela em todos os jornais... e tem gente que ainda fica procurando mais informações (inuteis) em e-mails e afins... xD
@AntonioVeras
Notícia de primeira mão. Foi constatado pela autopsia que a cantora Amy Winehouse morreu por ingerir doses massiças de ÁGUA. :D :P
@AntonioVeras
Scams mesmo meu jovem padawan. Scam é o meio usado por Hackers (do mal rsrs) para coletar dados dos desavisados através de sites falsos, tais como bancos e redes sociais. Já vi uma página falsa do Orkut. Se você fornecer seu user e senha nela, adeus.
@AntonioVeras
Eles criam isso porque sabem que sempre vai ter um mané que vai cair nisso. Traficante não trafica se não tiver usuário.
paulorazia
Scam???? Nao seria sPam ???
Daniel
Concordo com você. Conheço gente que diz que clica nessas coisas.
Exibir mais comentários