Início » Arquivos » Aplicativos e Software » Samsung vai premiar developers de Apps para Smart TV

Samsung vai premiar developers de Apps para Smart TV

O desenvolvedor da melhor app vai levar um Citroën Air Cross

Avatar Por

As chamadas Smart TVs são uma nova classe de TVs que usufruem de coisas que computadores, celulares e toda a sorte de dispositivos já tem a algum tempo: aplicativos e conexão com a internet. Enquanto que o conceito é bem geral, cada fabricante cria uma implementação de sistema diferente, variando interface e serviços utilizados.

Uma das capacidades das Smart TV é de rodar aplicativos específicos para elas, que expandem suas funcionalidades de alguma forma. Mas para isso, os fabricantes precisam procurar programadores que estejam interessados em desenvolver, além de já ter ideias de apps muito bem formadas.

A Samsung Brasil fez o inverso. Ao invés de ir à caça de programadores, a empresa preferiu incentivar a criação de aplicativos para as suas Smart TVs com concurso que terá como prêmio principal algo bem bobo e xexelento: UM CITROËN AIRCROSS. Para quem não pegou a sutileza do caps lock, trata-se de um carro nada menos do que espetacular.

O concurso é bem simples: o programador interessado se cadastra no Samsung Developer Forum (onde estão as SDKs e instruções de como desenvolver para as Smart TVs), cria seu aplicativo, grava um vídeo dele funcionando e envia para a Samsung pelo próprio site do concurso.

O aplicativo mais bacana leva o carro, mas o segundo e terceiro colocados também ganham prêmios. O segundo melhor ganha uma viagem para o TED 2012 na Califórnia e uma Smart TV e o terceiro ganha um kit de produtos Samsung. Além disso, aqueles que desenvolverem os 10 aplicativos mais bem avaliados na loja também vão levar um blu-ray player cada.

Aos interessados, aqui está o link para o concurso que vai te dizer detalhes de como esse carrão pode ser seu. Você também pode enviar perguntas pelo Facebook da Samsung, ou pelo twitter @SamsungBrasil usando a hashtag #smartTvApp.

Corre lá e mão na massa. Ou no teclado, nesse caso.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@faelStriker
Sei lá. Não vejo grande vantagem nessa SmartTV, quando tudo pode ser feito usando o middleware brasileiro Ginga. O pessoal deveria explorar mais, valorizar mais essa tecnologia brasileira, que por sinal também é padrão mundial pra IPTV. Isso sim é um mercado que está em crescimento enorme e ninguém se preocupa em explorar. Ah, e seu app em Ginga vai rodar não só na Samsung, mas em todas as TVs.
Marco Mugnatto
Obrigado pelas informações. É... talvez nem estejam esperando muita coisa mais que um belo marketing mesmo... Talvez eu até me empolgue pra fuçar esse emulador um pouco por curiosidade...
João Fraga
Os caras aceitam, o SDK é em HTML e LUA. Você faz o backend em um servidor em PHP e pega as respostas no HTML usando XHR...
John
Fiz um comentário aqui que foi excluído :P
Yangm
Aaah se aceitassem PHP e HTML =\
Caciano Gabriel
Mas nem precisa ter a TV para desenvolver um App. Eles liberam um emulador para você testar no PC e a TV funciona quase como um "browser" rodando HTML, CSS e Javascript e tem um SDK próprio para as funções de TV e comandos do controle remoto. A documentação ainda é bem fraca apesar de ter uns tutoriais legais. Acredito que um programador com tempo e uma ideia legal consegue levar o AirCross numa boa... Até porque as versões gringas deste concurso geraram uns apps bem fracos (na minha opinião): http://www.freethetvchallenge.com/submissions http://www.samsungsmarttvchallenge.eu/submissions
@CorvoCampones
Realmente... isso é uma vergonha... eu estava até interessado, mas agora ... Help me, a Master Jedi I will be. http://migre.me/5iDzy
Marco Mugnatto
Caraca... Ainda por cima isso tudo??? Eu sei que o que eu vou dizer aqui vai desagradar muitos, mas eu sou realista mesmo gostem ou não. Acho impressionante ainda por cima fazerem regras como estas, pois sabemos que será muito difícil encontrar programadores que tenham acesso a esse equipamento caro, e, mais ainda, que tenham também no Brasil capacitação técnica para desenvolver um bom aplicativo. Acho que os poucos que participarem se darão bem fácil, pois eu duvido que o aplicativo vencedor será algo grandioso...
Augusto Zamataro
que vergonha Samsung!
Cyber Ramses
Já tinha visto esse mesmo concurso num post do Meio Bit e comentei lá; vou replicar o que escrevi: --- Li o regulamento e ele na verdade é um “contrato leonino”, típico 1% dev – 99% Samsung: - no item 27, fica claro que o participante contemplado abre mão de qualquer direito de imagem de forma irrevogável, ou seja, não vai ganhar um tostão com sua cara na mídia; - no item 29, novamente o contemplado abre mão dos direitos sobre o app de forma irrevogável; vai ganhar só o prêmio e não verá um vintém sequer de royalties de vendas sobre seu programa; - no segundo item 29, a Samsung repassa para o dev toda e qualquer responsabilidade legal sobre sua criação; caso o app seja processado, o dev paga, não a Samsung. Assim é fácil, né? A Samsung ganha apps em troca de uns prêmios pros ganhadores, enche os cofres com a venda dos mesmos, não paga nada em royalties e se der processo, quem arca com tudo é o desenvolvedor?! Cara Samsung, quer moleza? Senta no pudim!
Rodrigo Cardoso
preferia ganhar dinheiro vivo, mas ta valendo, vamo ver o q da pra fazer =)
Sr. Sem Papo
O máximo que eu sei de código é ¬¬'
Ígor Moreira
Otimo mkt da samsung para tentar alavancar o Smart Tv. A microsoft deveria estar vendo este post para fazer algo parecido no Windows Phone 7. Abraços, otimo post.
Thiago Mobilon
Fica a dica aí pros developers! hahahaha
Thiago Mobilon
Isso mesmo, estamos divulgando esse concurso no Fórum do TB também! :) E aí, vai participar?
Exibir mais comentários